Opera Neon é um browser do futuro que podes experimentar hoje

Disponível para Mac e Windows.

Em vez de fazer um vídeo a entusiasmar-nos com a ideia ou de apresentar-nos mockups como normalmente quando se trata de conceitos futuristas, a Opera desenvolveu efectivamente o produto e disponibilizou-o como download gratuito.

O Opera Neon é um browser do futuro que podes experimentar hoje. Um conceito de browser que podes testar no teu computador macOS ou Windows.

Como seria de prever, o Opera Neon apresenta uma interface diferente da dos browsers a que estamos acostumados. O fundo da janela dilui-se com o fundo do computador. Os separadores são círculos que aparecem no lado direito, dado que no esquerdo temos as ferramentas: uma secção com os vídeos em reprodução no YouTube, por exemplo, outra com capturas de ecrã que fazemos durante a navegação, outra ainda com os ficheiros descarregados.

De acordo com a Opera, o Neon foi pensado para a sua utilização ser natural, humana e fluída. Uma vez aberto, o browser mostra-nos uma caixa de pesquisa universal e alguns dos nossos sites favoritos. Para adicionar novos favoritos, basta arrastar o círculo do separador aberto para o centro da aplicação. E podes ter dois separadores abertos lado a lado.

Podes ler mais sobre o Opera Neon aqui e descarregá-lo aqui. O Opera Neon é um novo conceito. Não vai substituir o Opera, mas quem sabe se algumas das ideias não serão posteriormente implementadas no browser principal.