Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
No último ano, as energias renováveis asseguraram mais de metade do abastecimento eléctrico em Portugal e ainda permitiram exportação, segundo dados da REN – Redes Energéticas Nacionais.
A produção de energia renovável garantiu mais 57% do consumo de electricidade em Portugal em 2016. A energia hídrica foi a principal fonte de geração de electricidade, tendo a produtibilidade hidroelétrica atingido mesmo o segundo valor mais elevado de sempre desde que há registos (1971).
A produção renovável distribuiu-se entre energia hidráulica (28%), eólica (22%), biomassa (5%) e fotovoltaica (1,4%). Já a produção não renovável abasteceu 43% do consumo, repartida entre carvão e gás natural. Quanto às exportações, no total de 2016, foi exportado o equivalente a 10% do consumo nacional.
De acordo com a REN, o consumo de electricidade atingiu em 2016 o valor mais elevado dos últimos 5 anos. Foi registada uma subida anual de 0,6%. Apesar deste aumento, 2010 mantém-se como o ano em que foram atingidos valores recorde.
Recorde-se que, em Maio de 2016, Portugal funcionou durante quatro dias consecutivos à base de chuva e de vento. Sem recorrer a nenhuma fonte de produção de electricidade não-renovável.