Revelado o novo logo da Mozilla

Imagem foi desenhada em conjunto com a comunidade da internet.

Em Junho de 2016, a Mozilla, empresa responsável pelo browser Firefox, começou a preparar um rebranding. Mas decidiu fazê-lo com a ajuda da comunidade da internet, abrindo-se a sugestões de alteração de logotipo num processo que foi prontamente designado como Open Design.

Fazer o rebranding com toda a gente e não dentro de uma pequena equipa de designers e estrategas tem toda a lógica para uma empresa que faz do open source o seu principal pilar. O processo envolveu diversas etapas, incluindo a selecção dos logotipos finalistas em Agosto, uma lista reduzida um mês depois a quatro opções.

O futuro logo da Mozilla só seria revelado em Janeiro do novo ano. Dito e feito:

A nova identidade inclui uma tipografia serifada que faz lembrar o Courier e outros tipos de letra associados a programação. No logotipo, uma parte do nome “Mozilla”, concretamente o “ill”, foi substituído por “://”, que integra todos os endereços web.

O novo logo foi desenvolvido pelos designers da Mozilla a partir de uma das opções submetidas pela comunidade, chamada “Protocol”. A tipografia usada foi desenhada por um estúdio holandês especializado em fontes, o Typotheque, em exclusivo para a Mozilla.

Podes ler mais sobre a nova imagem da Mozilla aqui.