Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Em Junho de 2016, a Mozilla, empresa responsável pelo browser Firefox, começou a preparar um rebranding. Mas decidiu fazê-lo com a ajuda da comunidade da internet, abrindo-se a sugestões de alteração de logotipo num processo que foi prontamente designado como Open Design.
Fazer o rebranding com toda a gente e não dentro de uma pequena equipa de designers e estrategas tem toda a lógica para uma empresa que faz do open source o seu principal pilar. O processo envolveu diversas etapas, incluindo a selecção dos logotipos finalistas em Agosto, uma lista reduzida um mês depois a quatro opções.
O futuro logo da Mozilla só seria revelado em Janeiro do novo ano. Dito e feito:
A nova identidade inclui uma tipografia serifada que faz lembrar o Courier e outros tipos de letra associados a programação. No logotipo, uma parte do nome “Mozilla”, concretamente o “ill”, foi substituído por “://”, que integra todos os endereços web.
O novo logo foi desenvolvido pelos designers da Mozilla a partir de uma das opções submetidas pela comunidade, chamada “Protocol”. A tipografia usada foi desenhada por um estúdio holandês especializado em fontes, o Typotheque, em exclusivo para a Mozilla.
Podes ler mais sobre a nova imagem da Mozilla aqui.