Sexta-feira Santa #1

A melhor música nova desta semana.

A partir desta semana, todas as Sextas-feiras serão Santas no Shifter. Sexta-feira Santa é o nome de uma nova rubrica na qual olhamos para os últimos 7 dias e destacamos as estreias musicais que nos encheram os ouvidos. Teremos sextas mais santas que outras, umas mais rock, outras mais electrónicas, mas procuraremos dar-te sempre uma lista diversificada.

Estás pronto para meter o ouvido em dia? Neste primeiro Sexta-feira Santa, destacamos a nova dos Real Estate, dos Pond e do Jamiroquai, que anunciou já a sua presença no próximo MEO Sudoeste. Jonwayne, Thundercat, Father John Misty, Homeshake, Best Youth, Ronald Bruner Jr e Goldfrapp completam o alinhamento.

Sexta-feira Santa é altura para colocares as pantufas, pegares na chávena de chá e ouvires esta selecção do que melhor se fez esta semana.

Real Estate – “Darling”

In Mind é o nome do novo álbum dos Real Estate e do sucessor de Atlas, editado em 2014. A faixa “Darling”, apresentada esta semana, introduz o disco que sairá dia 17 de Março e no qual a banda conta com um novo guitarrista: Julian Lynch substitui Matt Mondanile, que saiu em Maio passado para se focar no seu projecto Ducktails.

Jamiroquai – “Automaton”

Os Jamiroquai, superestrelas globais da soul funk electrónica, anunciaram o seu regresso aos discos com o oitavo álbum de estúdio, Automaton. Escrito e produzido por Jay Kay e Matt Johnson, maestro dos teclados dos Jamiroquai, Automaton será lançado a 31 de Março e é apresentado pela faixa-título. Os Jamiroquai passam por Portugal no dia 5 de Agosto – vão tocar no festival MEO Sudoeste.

Pond – “Sweep Me Off My Feet”

Os australianos Pond estão a preparar o lançamento do seu sétimo álbum. Vai chamar-se The Weather e sai dia 5 de Maio. O primeiro tema já foi revelado, chama-se “Sweep Me Off My Feet”.

Jonwayne – “Out Of Sight”

Rap Album Two é a sequela do aclamado Stones Throw (2013) do rapper Jonwayne. Anunciado esta semana para ser lançado no próximo mês, o novo disco é apresentado por “‘Out Of Sight”. Rap Album Two vai chegar numa altura contornada na vida de Jonwayne, que no Facebook falou dos seus problemas com o alcoolismo.

Thundercat – “Show You The Way”

De volta aos discos, Stephen Bruner anunciou esta semana Drunk, o seu próximo álbum, e estreou o single “Show You The Way”. Com Michael McDonald e Kenny Loggins, é uma canção tipicamente “Thundercatiana”. Drunk sai a 24 de Fevereiro e vai incorporar Kendrick Lamar, Pharrell Williams, Michael McDonald, Kenny Loggins, Wiz Khalifa, Kamasi Washington e Flying Lotus.

Father John Misty – “Pure Comedy”

Na agitação política em que os Estados Unidos estão mergulhados, Father John Misty apresenta “Pure Comedy”. Um novo tema que tudo indica que fará parte do seu novo disco com o mesmo nome que a canção. Não há nada anunciado, o último álbum do “Pai” saiu em 2015 com o nome I Love You, Honeybear.

Homeshake – “Khmlwugh”

Peter Sagar, guitarrista de Mac DeMarco, tem este belo projecto a solo, Homeshake. Em 2015, lançou o terceiro disco, Midnight Snack – provavelmente, o melhor desta sua persona. No próximo dia 3 de Fevereiro vai revelar Fresh Air e até agora já nos deu um cheirinho do que nos espera com “Call Me Up”, “Every Single Thing” e “Khmlwugh”, que emergiu esta semana.

Best Youth – “Renaissance”

“Renaissance” é a mais recente canção assinada por Kate e Ed, a dupla que constitui os Best Youth. A faixa vai entrar no novo disco que a banda portuguesa está a preparar para suceder a Highway Moon, com o qual os Best Youth percorreram o país no ano do seu lançamento, 2015, e no último ano.

Ronald Bruner Jr. – “Take The Time (feat. Thundercat)”

Baterista, irmão do Thundercat, já colaborou com Stanley Clarke, Kendrick Lamar, George Duke, Flying Lotus, Kamasi Washington, Terrace Martin. Esta semana lançou “Take Your Time”, fantástico single para o seu disco vindouro, Triumph, que será lançado dia 3 de Março. O primeiro álbum de Ronald Bruner Jr. contará com Thundercat, Kamasi Washington, Mac Miller e Danielle Withers, e as expectativas já são elevadas.

Goldfrapp – “Anymore”

Desde 2000 que Alison Goldfrapp e Will Gregory marcam ritmos na pista de dança com influências da música dançável dos anos 1990. Os Goldfrapp, como se apresentam em palco, tiveram um interregno de quatro anos, mas agora estão de volta com o single “Anymore” e o anúncio do seu próximo longa-duração, Silver Eye, que sai a 31 de Março.

Em jeito de “bónus”, partilhamos mais algumas músicas que nos souberam bem ouvir esta semana: