Vimeo lança uma espécie de “Google Docs para vídeo”

Com o Vimeo Review, podes partilhar um novo trabalho com o resto da equipa ou de um grupo de amigos, e receber feedback.

A internet abre portas à colaboração entre equipas, remotamente e em tempo real. O Google Docs foi uma plataforma pioneira neste âmbito ao permitir duas ou mais pessoas editar documentos, apresentações e folhas de cálculo simultaneamente. Desde o lançamento do serviço em 2012, o Microsoft Office, o iWork, o Adobe Creative Cloud e outras suites de produtividade responderam com ferramentas semelhantes de colaboração.

O Vimeo, plataforma de vídeo popular entre filmakers, lançou esta semana aquilo que podemos apelidar de “Google Docs para vídeo”. O novo Vimeo Review permite aos criadores de vídeo partilhar um novo trabalho e receber feedback do resto da equipa ou de um pequeno grupo de amigos, antes de fazer a publicação dessa produção.

Com esta nova funcionalidade de revisão, outras pessoas podem deixar comentários em qualquer parte do teu vídeo e todos juntos conversar sobre um determinado frame ou cena do vídeo. Tudo em privado. Não podem editar o conteúdo no Vimeo, mas quando tiveres uma nova versão basta substitui-la pela antiga. O link é o mesmo. Quando o vídeo estiver finalizado, é só alterar as definições de privacidade do mesmo para público.

O Vimeo Review está disponível para todos os utilizadores do Vimeo com uma subscrição Pro ou Business. Para mais detalhes sobre esta funcionalidade, clica aqui.

A revisão é, segundo o Vimeo, apenas uma nova fase no processo de partilha na plataforma. As outras fase incluem o upload do vídeo, a sua publicação e a posterior análise de estatísticas. Este quadro resume as várias funcionalidades do Vimeo para filmakers: