10 anos depois do iOS, BlackBerry chega aos 0% de quota de mercado

Os últimos telemóveis lançados com a marca BlackBerry correm sistema operativo Android.

A analista Gartner divulgou os mais recentes dados relativos à quota de mercado das plataformas móveis. O Android continua a ser o sistema operativo mais popular, com 81,7% de quota, seguido do iOS, que tem 17,9%. Mas o dado mais notório nesta actualização é o do BlackBerry.

De acordo com a Gartner, o sistema operativo da BlackBerry para equipamentos da marca chegou, no último trimestre de 2016, aos 0,0% de quota. A fabricante canadiana, que há 10 anos tinha mais popularidade que a Google ou a Apple no segmento móvel, vendeu 207 mil unidades de telemóveis nesse período – uma ninaria, dado que, representa menos de metade das unidades vendidas na categoria “outros sistemas operativos”.

O cenário não é mais positivo para a Microsoft, cujo Windows tem 0,3% de quota – uma representatividade que não se alterou com o lançamento do Windows 10, o primeiro sistema operativo universal da empresa. Aliás, a quota do Windows baixou de 1,1% no final de 2015 para os 0,3%, que a Gartner estimou no final de 2016.

Os últimos telemóveis lançados com a marca BlackBerry correm sistema operativo Android. É o caso, por exemplo, do BlackBerry Mercury, que será revelado no MWC, em Barcelona. Os dados da Gartner revelam que 99,6% dos smartphones vendidos corre ou iOS ou Android.

Podes conhecer o relatório completo da Gartner aqui.