10ª Festa do Cinema Italiano de 5 a 13 de Abril em Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal

Evento acontece pela primeira em simultâneo em várias cidades.

A 10ª edição da Festa do Cinema Italiano realiza-se de 5 a 13 de Abril e, pela primeira vez, acontece simultaneamente em quatro cidades: Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal, seguindo depois para 15 cidades portuguesas e três países (Brasil, Angola e Moçambique).

Uma edição que, segundo Stefano Savio, “marca provavelmente a chegada do festival à maturidade”, dez anos durante os quais “houve um constante esforço para criar um evento que, apesar da sua especificidade temática, pudesse sempre confrontar-se com o mais amplo espectro da realidade cinematográfica nacional e internacional”. Em comunicado, o director do festival acrescenta que “este ano, esperamos tornar a Festa do Cinema Italiano num pequeno mas significativo exemplo de diálogo entre culturas, seja a nível de público, seja em termos de indústria”.

Na edição de Lisboa, que acontece durante os nove dias no Cinema São Jorge, nos Cinemas UCI do El Corte Inglés e na Cinemateca Portuguesa, serão exibidos 50 filmes. A cidade de Nápoles será um dos focos do festival – pretende-se mostrar a cultura de um dos lugares mais icónicos do mundo, seja através do cinema, com destaque ao mítico Totò, da literatura, com foco no fenómeno literário Elena Ferrante, da música ou da gastronomia.

Este ano, em ocasião do centenário do seu nascimento, a Festa do Cinema Italiano vai dedicar, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, uma homenagem a Dino Risi, um dos grandes nomes do cinema, que deu a conhecer a “comédia à italiana” ao mundo inteiro. Será o momento certo para ver ou rever clássicos intemporais como Il Sorpasso (A Ultrapassagem), I Mostri (Os Monstros) ou Profumo di donna (Perfume de Mulher).

“Dentro nossa seleção deste ano, podemos destacar a antestreia nacional do último filme de Marco Bellocchio, ‘Fai Bei Sogni’ e um dos grandes sucessos da passada temporada cinematográfica em Itália, ‘Perfetti Sconosciuti’, de Paolo Genovese, um filme sobre as vidas paralelas que cada um de nós esconde dentro do próprio telemóvel”, refere Stefano Savio.

Este ano é dedicado um espaço especial à música com o concerto dos Spaghetti Fusion, um colectivo internacional de músicos, colaboradores de importantes orquestras que adaptaram alguns dos temas musicais mais famosos do cinema italiano. Neste concerto, será́ possível ouvir ao vivo as composições de grandes autores como Ennio Morricone, Nino Rota, Riz Ortolani, Armando Trovajoli e muitos outros, acompanhadas das sequências projectadas no grande ecrã.

A Festa do Cinema Italiano exibirá longas e curtas-metragens de ficção ou documentário produzidas no último ano, filmes aplaudidos pelo público e pela crítica internacional e selecionados pelos melhores festivais de cinema do mundo.

A programação desta Festa é, como habitualmente, dividida em quatro secções: Panorama (os grandes sucessos do ano), Competitiva (sete obras de novos autores italianos que concorrem ao prémio de melhor filme do festival), Altre Visioni (uma série de filmes que surpreendem pela originalidade estética e experimentação), Il Corto (secção dedicada a curtas-metragens) e Piccolini (constituída por uma mão cheia de filmes e atividades para os mais novos e organizada em parceria com o festival de animação Monstra).

Haverá ainda uma especial atenção à cultura gastronómica italiana, através da muito apreciada Rota dos Sabores: encontros, provas, aulas e colaborações com os principais restaurantes italianos de Lisboa.

Os bilhetes têm um preço de 4 euros. Mais novidades podem ser acompanhadas no site festadocinemaitaliano.com e em facebook.com/festadocinemaitaliano. A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa. Em Lisboa é uma parceria estratégica CML/EGEAC e uma co-produção com o Cinema São Jorge.