As obras do Museu Metropolitano de Arte de Nova Iorque são agora de todos

Podes descarregá-las e usá-las à vontade nos teus projectos.

O Museu Metropolitano de Arte de Nova Iorque, mais conhecido como MET, disponibilizou esta semana mais de 375 mil fotografias de pinturas, peças e outras obras de arte em domínio público. Quer isso dizer que podes descarregar, usar e modificar qualquer uma das imagens de alta resolução seja para publicações no teu blogue, trabalhos para a faculdade ou projectos profissionais.

As fotografias agora partilhadas pelo MET não abrangem todo o espólio do museu – são apenas de obras classificadas como de domínio público. O índice completo de obras e imagens pode ser encontrado nesta página: nas opções de pesquisa, deverás seleccionar o filtro “Public Domain Artworks” que te reduzirá o catálogo as peças com o botão de download activo.

“Ao fazer imagens das nossas obras de domínio público e ao disponibilizar também informação sobre elas, através de Creative Commons Zero, o Museu está a adaptar-se às necessidades das audiências do século 21. O Museu Metropolitano de Arte tem agora uma das maiores e mais diversas colecções de museu de acesso aberto do mundo”, lê-se no comunicado de imprensa do MET.