Dropbox Paper: é mais que um promissor concorrente do Google Docs

Serviço também pode ser uma alternativa ao Trello.

Chama-se Dropbox Paper e é a nova opção para criar e partilhar documentos na web. Uma alternativa ao Google Docs, que oferece integração com serviços externos como o YouTube, e que também permite a várias pessoas colaborarem num mesmo ficheiro em simultâneo.

Quando entrares no Dropbox Paper, vais encontrar as funcionalidades que esperas que um editor de texto tenha: negritos e cabeçalhos, hiperligações, listas numeradas, imagens e emojis, tabelas… Contudo, o Dropbox Paper não é um editor de texto convencional: podes criar documentos com galerias de fotos, inserir vídeos do YouTube ou sons do SoundCloud no meio do texto, escrever código com a formatação “geek”, criar listas de tarefas e muito mais. É possível inclusive incorporar ficheiros do Google Drive nos documentos e, se conectares a tua conta ao Google Calendar, podes com um clique abrir documentos para as reuniões e outros eventos agendados.

No Dropbox Paper só podes criar documentos de texto mas esta não é uma limitação, tendo em conta tudo o que a plataforma te permite fazer com uma folha em branco. Existem 3 templates que podes usar para não começar do zero: um para descrever e organizar um projecto; outro para planear reuniões; e um terceiro para trabalhar ideias (brainstorming).

Podes organizar os ficheiros por pastas e partilhá-los com outros utilizadores através, claro, da Dropbox (escusado será dizer que fica tudo guardado na nuvem). As pessoas que escolheres poderão editar o documento contigo, deixar comentários em partes em que tenham dúvidas e mencionar a ti ou outros colegas no próprio texto por um motivo qualquer. Sempre que fores mencionado num documento, serás notificado para que nada importante te escape.

Todos os documentos podem ser impressos e descarregados em formato Word ou Markdown. Caso queiras mostrar o documento numa aula ou reunião, podes fazê-lo com a função Present, que vai aumentar o tamanho do texto e formatar o conteúdo para ser projectado como se de uma apresentação PowerPoint se tratasse.

O Dropbox Paper é mais que um promissor concorrente do Google Docs. Pode ser usado em vez do Trello para organizar ideias e projectos, criando listas de tarefas e mencionando os colaboradores. O Dropbox Paper é gratuito com uma conta Dropbox e pode ser usado quer no browser, quer no telemóvel através da aplicação para iOS e Android.