Com estas 4 confirmações, o próximo EDP Cool Jazz promete

Festival decorre pela 14ª vez em Julho em Oeiras.

No mapa dos festivais de Verão em Portugal há pelo menos um que vai passando despercebido – até aqui no Shifter. O EDP Cool Jazz prepara-se para regressar mais uma vez a Oeiras com 7 noites de bons concertos. Os primeiros quatro nomes já foram anunciados: Jake Bugg, The Pretenders, Maceo Parker e Jamie Cullum.

O EDP Cool Jazz é um evento musical de referência realizado em cenários idílicos, ao longo do mês de Julho, juntando natureza, património e música.  Os Jardins do Marquês de Pombal e o Parque dos Poetas, ambos em Oeiras, são os palcos do festival.

Os bilhetes para a 14ª edição do EDP Cool Jazz estão à venda. O festival não tem passe que dê acesso aos vários concertos – os bilhetes são para um concerto apenas e os preços variam, podendo rondar entre os 20 e os 70 euros. Por exemplo, Jake Bugg tem um preço fixo nos 30 euros. Já aos The Pretenders podes ir por 25 euros e ficar na plateia em pé ou pagar 55 euros pela “Plateia A” do Estádio Municipal de Oeiras.

Jake Bugg

Jake Bugg, o cantor e compositor inglês, está confirmado EDP Cool Jazz com uma actuação nos Jardins do Marquês de Pombal no dia 25 de Julho. Não foi preciso muito tempo até Bugg ser considerado uma grandes revelações britânicas. Desde o seu álbum homónimo de estreia em 2012 até On My One, editado em 2016, o músico de Nottingham provou a sua mestria na mistura de géneros musicais impressos nas suas canções emotivas. Na obra que ele próprio compõe reúne influências de The Beatles, Jimi Hendrix, Oasis e Johnny Cash.

The Pretenders

Chrissie Hynde e a sua banda vão estar em Portugal para levar aoEDP Cool Jazz alguns dos seus maiores sucessos, como “Back on the Chain Gang” ou “Don’t Get Me Wrong”, juntamente com os temas do novo álbum, Alone, que será uma estreia em palcos nacionais.

Alone é a mais recente produção discográfica da banda e o primeiro a ser produzido nestes últimos oito anos. Chrissie Hynde gravou o álbum, em Nashville, com a produção de Dan Auerbach, guitarrista e vocalista dos The Black Keys. Neste novo trabalho dos Pretenders, Dan Auerbach assume o papel de produtor e multi-instrumentista do disco, que já é considerado um êxito perante a crítica, e um dos melhores trabalhos de sempre do grupo. O disco conta também com Dave Roe (ex-baixista de Johnny Cash) e Kenny Vaughan (guitarra), além de membros do projecto The Arcs, de Auerbach: Richard Swift (bateria), Leon Michels (teclado) e Russ Pahl (pedal steel).

Jamie Cullum

Jamie Cullum foi o primeiro nome anunciado para o cartaz da 14ª edição do EDP Cool Jazz. O músico inglês actua no Parque dos Poetas, Estádio Municipal de Oeiras, no dia 29 de Julho. Carismático e versátil, Cullum vai trazer na mala os grandes temas dos seus discos mais recentes – Interlude (2014) e Momentum (2013) –, mas também os clássicos que o consagraram.

Maceo Parker

Maceo Parker é um cantor e saxofonista norte-americano de soul e jazz, nascido na década de 1940 e num ambiente repleto de música. Em 1990, Parker seguiu carreira a solo depois de algumas experiências em banda. Lançou dois álbuns de sucesso: Roots Revisited (1990) e Mo’ Roots (1991). Mas foi o seu terceiro disco, Life On Planet Groove (1992), que o impulsionou, levando-o a construir um novo império funk. Um estilo mais renovado e diverso – Maceo navega habilmente entre a grandiosidade do estilo de James Brown e o funk freaky de George Clinton, enquanto explora o jazz melodioso ao ritmo de blues e os grooves do hip hop.

Maceo Parker não só fez uma quantidade incrível de música, ele colocou a sua assinatura numa enorme variedade de géneros musicais. Através da sua parceria com artistas de soul e jazz como James Brown, George Clinton e Bootsy Collins, além de formações pop como Living Colour, Bryan Ferry, The Red Hot Chili Peppers e The Dave Matthews Band, Maceo Parker tem entretido uma ampla audiência com seu exclusivo saxofone. As suas colaborações ao longo dos anos também passaram por Ray Charles, Ani Difranco, Prince, James Taylor e De La Soul.

Maceo Parker vai actuar dia 20 de Julho, nos Jardins do Marquês de Pombal.