Não é preciso tinta: um papel que pode ser impresso com luz

Este novo tipo de papel pode ser reimpresso até 80 vezes!

Uma equipa de investigadores das Universidades da Califórnia, nos Estados Unidos, e de Shandong, na China, desenvolveu um tipo de papel que permite ser impresso com luz e, consequentemente, ser reutilizado mais de 80 vezes, já que é apenas necessário aquecer o papel a 120 ºC para apagar o conteúdo impresso.

É de conhecimento geral que a produção e consumo de papel são uma das causas principais para a desflorestação, tendo um impacto negativo bastante significativo no ambiente. Como tal, os investigadores têm tentado ao longo dos anos criar alternativas ao consumo excessivo de papel, com alguns resultados a serem publicados com base na tecnologia aqui apresentada.

Para obter o papel aqui descrito, os investigadores juntaram as propriedades fotocatalíticas de nanopartículas de dióxido de titânio (TiO2) com pigmento azul da prússia, utilizando esta mistura para cobrir papel normal, criando assim um papel de cor azul. Para imprimir imagens ou texto, este papel é exposto à luz UV, que vai excitar as nanopartículas de TiO2 que fornecem assim electrões às partículas adjacentes de azul da prússia, tornando-as transparentes.

Uma vez impresso, o papel mantém-se estável pelo menos durante 5 dias com alta resolução, voltando lentamente ao estado inicial sob temperatura e atmosfera ambientes. Para acelerar este processo, o material pode ser aquecido durante 10 minutos a 120 ºC para voltar à cor original.

Os investigadores prevêem que este papel impresso com luz UV possa tornar-se barato quando fabricado a uma escala comercial, já que os materiais utilizados e a produção são de baixo custo, uma vez que a cobertura aqui utilizada pode ser aplicada a papel convencional através de processos de imersão ou spray.

O próximo passo será assim tornar esta tecnologia em algo prático, com a criação de impressoras a laser para acelerar o processo de impressão, assim como o desenvolvimento de métodos eficientes para impressão a cores.