Nova exposição revisita a história do design gráfico, ilustração e tipografia em Portugal

Patente na Casa do Design de Matosinhos.

A Casa do Design de Matosinhos inaugura esta quinta-feira, pelas 17 horas, uma exposição permanente intitulada Almanaque – Design Português em Revista. Constituída por revistas da colecção de José Bártolo, a mostra permite recompor a história do design gráfico, da ilustração e da tipografia em Portugal.

Dando continuidade a uma programação especialmente centrada no design português, aquele que é actualmente o único grande espaço de exposição dedicado ao design em Portugal, inaugurado no ano passado, reúne agora um vasto conjunto de revistas de diferentes épocas, permitindo uma viagem pelos estilos, modas, correntes, ideias e autores.

Almanaque – Design Português em Revista mostra cerca de 150 anos de design gráfico em Portugal, iluminando-o sob diferentes perspectivas. Permite uma visão panorâmica sobre a história das ideias, das correntes estéticas, das transformações tecnológicas e sociais, estimulando também a observação de pormenor e a análise autoral.

“Uma história do design não pode ser dissociada de uma história cultural – dos meios técnicos, das correntes artísticas, do contexto político ou económico – que, na sua liberdade ou condicionadas pela censura, com carácter de vanguarda ou defendendo valores instalados, as revistas acabam por espelhar”, considera José Bártolo. O colecionador coordenou as colecções Designers Portugueses (2016), Almanaque Português (2015) e Design Português (2015), distribuídas com o jornal Público.

Podes saber mais sobre esta exposição aqui.