O que é o MWC e porque vamos lá pela 4º vez?

Está aí à porta a “CES europeia”, com grandes novidades da LG, Huawei e não só!

Todos os anos, no final de Fevereiro, Barcelona recebe dezenas de milhares de profissionais e jornalistas de tecnologia, prontos para conhecer as últimas novidades do universo móvel. Trata-se do Mobile World Congress (MWC), uma das maiores feiras de tecnologia da Europa e o palco de grandes lançamentos de empresas como a Samsung, Huawei, LG e outras fabricantes.

O Mobile World Congress teve a sua primeira edição em 1987 na cidade francesa de Cannes e mudou-se em 2006 para Barcelona, em Espanha. É no espaço da Fira Barcelona Gran Via que as grandes empresas expõem as suas novidades, ao lado de stands de start-ups de vários países, e onde decorrem também uma série de conferências. O edifício, dividido em oito pavilhões, tem uma área total de 240 mil metros quadrados e foi desenhado pelo arquitecto japonês Toyo Ito, tendo sido já distinguido com conceituado prémio Pritzker.

Por vezes apelidado de “CES europeia”, o Mobile World Congress é antecedido por uma série de eventos de imprensa no domingo, nos quais as principais tecnológicas revelam aos jornalistas as novidades que vão estar expostas na feira.

Desta antevisão, resultou, por exemplo, esta foto de que provavelmente ainda te lembras:

Foi tirada, no ano passado, no evento da Samsung de lançamento do Galaxy S7, na qual Mark Zuckerberg participou para falar dos óculos Gear VR, criados em parceria com a Oculus, empresa de realidade virtual do Facebook. A plateia foi convidada a assistir a um vídeo com o equipamento posto para que o CEO do Facebook pudesse atravesse a sala e chegar ao palco.

Mark Zuckerberg que tem sido presença assídua desde 2014 este ano estará ausente do evento. Reed Hastings, fundador e CEO do Netflix, John Hanke, o criador do jogo Pokémon Go, e Rajeev Suri, presidente e CEO da Nokia, são os “cabeças-de-cartaz” do MWC 2017, cujas portas abrem na segunda-feira 27 de Fevereiro e só fecham quinta, 2 de Março.

No domingo à tarde, dia 26, estão previstas conferências de imprensa da LG, Huawei, Nokia e Samsung. A LG e a Huawei vão apresentar os seus principais telemóveis deste 2017: o LG G6 e o Huawei P10, respectivamente. A Nokia deverá anunciar três smartphones – Nokia 3, 5 e 6 – e um “novo Nokia 3310”. Já a Samsung, que sempre foi um nome com bastante peso no MWC, terá este ano uma presença reduzida. O Galaxy S8 será lançado mais tarde, devendo a sul-coerana revelar um pequeno teaser no MWC, além de um tablet chamado Galaxy Tab S3.

A partir de 25 de Fevereiro, o Shifter estará em Barcelona para acompanhar mais uma edição do MWC. Será o nosso 4º ano neste evento e já estamos com saudades da azáfama e da confusão das salas de imprensas da Gran Fira, onde inúmeros jornalistas, bloggers e youtubers, dos mais variados órgãos de comunicação social, se juntam para fazer a sua cobertura.

O Shifter vai estar nos principais lançamentos de imprensa, percorreremos os stands da feira à procura de boas histórias e contaremos o que o CEO do Netflix ou o criador do Pokémon Go disserem nas respectivas conferências. Faremos a cobertura do MWC através de diários no Instagram Stories. Sobre isto falaremos-te mais à frente!