O trailer do novo filme de Sofia Coppola que só podia ter sido feito por ela


Chama-se  The Beguiled e é um remake do filme com o mesmo nome de 1971 protagonizado por Clint Eastwood e dirigido por Don Siegel. Desta vez chega ao grande ecrã pelas mãos de Sofia Coppola com um elenco de luxo. Às já as suas habitués Kirsten Dunst e Elle Fanning, juntam-se nomes como Nicole Kidman e Colin Farrel.

O primeiro trailer foi divulgado a semana passada mas só devemos poder ver a obra final no final do ano.

A história é algo difícil de abordar. Baseia-se no romance de 1966 do norte-americano Thomas P. Cullian, que acontece durante a Guerra Civil e retrata como a vida num internato feminino muda completamente quando decidem abrigar um soldado. A presença masculina num lugar onde as mulheres costumavam estar isoladas invade o cenário com fantasias de amor e sexualidade reprimida.

Serão as hormonas? O charme de Colin Farrel? Certo é que a chegada do militar altera a dinâmica entre Kidman como dona do colégio, Dunst como professora e Fanning como aluna. Todas elas acabam por se apaixonar pelo militar numa altura ou noutra, e o que começa como uma paixão inofensiva acaba em raiva mútua e entreolhares de vingança pelo desejo de ter uma relação altamente sinistra.

A ideia de ter várias adolescentes a lutar pelo amor de um homem de cerca de 40 anos pode parecer um tanto ou quanto distorcida. Mas então, o que fazem as mãos consensualmente feministas de Coppola nesta história? Provavelmente salvam-na. É que Sofia já mostrou dominar histórias sobre adolescentes poderosas (The Virgin Suicides, Somewhere) e dramas históricos (Marie Antoinette). Se há alguém capaz de dar uma volta ao argumento é Coppola. Provavelmente, a história sofreu uma reviravolta tão grande que o poder e o foco foi transferido para as mulheres. A frase final do trailer – quando Farrel grita “What have you done to me? You vengeful bitches!”  – parece fazê-lo prever mas teremos que esperar mais uns meses. Ansiosos. Até porque mesmo com uma história base meio desconfortável, que nos deixa com pele de galinha, 1 minuto e 36 de teaser pelo génio de Coppola foram suficientes para nos deixar animados e a querer mais.

P.S.: Para vosso arquivo, deixamos uma cena do filme original em que Clint Eastwood escolheu beijar a actriz de 12 anos com quem contracenava. Mais tarde, Pamelyn Ferdin disse numa entrevista: “Bem, sabe que foi muito interessante para mim porque… quando ele me beijou, não estava no guião. (…) Era suposto ele tapar-me a boca com a mão, porque aparentemente eu estava assustada porque tinha visto uns militares aproximarem-se e ele não queria que eu gritasse. (…) Acho que ele teve esta ideia de que, poderia ser – não sei, um pouco mais provocadora, acho eu. “