Stories, agora no WhatsApp

A história do costume.

Os utilizadores do WhatsApp vão poder partilhar, com os seus contactos, fotos e vídeos que desaparecem ao fim de 24 horas, como já fazem no Instagram e como vão poder fazer também no Facebook. Esses conteúdos poderão ser personalizados com texto, emojis e desenhos.

Enquanto que no Instagram e no Facebook, a funcionalidade assume o nome de “Stories” e está disponível através de círculos no topo dos respectivos feeds, no WhatsApp ela chama-se “Status”. Os utilizadores do WhatsApp já podiam partilhar o seu estado, mas apenas em texto – tanto podiam usar uma das opções pré-definidas, como “Available” ou “Battery about to die”, como escrever o que quisessem.

“Há oito anos atrás, em Fevereiro de 2009, foi quando começámos a escrever as primeiras linhas de código de algo que eventualmente se tornaria o WhatsApp”, escreve o CEO do WhatsApp, Jan Koum. “A ideia original por detrás deste projecto era a de desenvolver uma aplicação onde as pessoas pudessem dizer aos seus amigos e outros contactos o que estivessem a fazer naquele momento. Esta ideia apareceu meses antes de disponibilizarmos a opção de enviar mensagens.”

O WhatsApp, tal como o Instagram, é detido pelo Facebook. A actualização do WhatsApp Status estará disponível para todos os 1,2 mil milhões de utilizadores do WhatsApp em breve – em iOS, Android e Windows.