Xbox League Portugal: os eSports chegaram à Microsoft

A competição decorre mensalmente até Julho e a primeira prova é nos dias 25 e 26 de fevereiro.

A Xbox League Portugal é o novo torneio eSports patrocinado pela Microsoft Portugal. A competição decorre mensalmente até Julho e a primeira prova é nos dias 25 e 26 de Fevereiro.

O universo dos eSports está cada vez mais presente em Portugal. Depois do campeonato da PlayStation (Sony) e de apostas de empresas com a RTP, a NBA ou o Sporting Clube de Portugal (SCP), chega a vez da Microsoft.

O primeiro momento do campeonato de eSports do braço português da tecnológica vai ser com o jogo FIFA 17. A Xbox League Portugal vai contar com a presença de Francisco “Quinzas” Cruz, jogador de eSports do SCP e vice-campeão mundial de FIFA em 2011. A transmissão da prova vai ser através das contas oficiais da Xbox Portugal no Twitch e no Beam.

A nova aposta da Microsoft “surge do interesse que sentimos, por parte da nossa comunidade, pela realização de iniciativas ligadas aos E-Sports localmente”, garante Joana Barros, gestora de produto da Xbox em Portugal.

Depois da estreia no final de Fevereiro, outros jogos vão passar pela Xbox League Portugal. Há uma aposta em diversificar os géneros de videojogos. Em comunicado, a Microsoft anuncia Gears of War 4, Halo Wars 2, Killer Instinct e Forza Horizon 3 como alguns dos títulos confirmados.

A particularidade do torneio é a possibilidade de integrar duas plataformas. Ou seja, os jogadores podem juntar-se à liga através de uma Xbox ou através de um computador com Windows 10.

No final, os participantes podem ganhar jogos, subscrições do serviço Xbox Live, comandos e prémios personalizados, afirma o comunicado. As inscrições para o torneio de FIFA 17 já estão abertas.

O primeiro lugar vai ganhar um headset Monster EA SPORTS MVP Carbon, um comando Xbox One Elite e uma t-shirt “Campeão Xbox League PT ’17 FIFA – Gamertag”. Já o segundo lugar vai arrecadar um jogo Halo Wars 2 e de um comando. O terceiro vai merecer apenas o Halo Wars 2. O Shifter confirmou os prémios junto da organização da Xbox League Portugal.

O “desporto electrónico”, ou eSports, é uma competição entre profissionais de determinados videojogos. O aumento de popularidade já tornou a modalidade com um mercado de centenas de milhares de pessoas, de acordo com a Newzoo.

Texto de: Filipe Santiago Lopes
Editado por: Mário Rui André