YouTube vai deixar de ter anúncios de 30 segundos

Será que a medida vai mudar o jogo da publicidade digital?

Se vês vídeos no YouTube já estás habituado a esperar 5 segundos antes de alguns deles. É que a publicidade no YouTube pode ter vários segundos ou até minutos mas os utilizadores podem geralmente clicar em “Ignorar Anúncio” para não assistirem ao tempo de publicidade de uma ponta à outra.

Bem… nem sempre. Algumas vezes o YouTube obriga-te a ver o anúncio completo, de 30 segundos, antes de te deixar assistir ao vídeo que te motivou a abrir o separador no browser.

Boas notícias! Diz adeus aos 30 segundos de publicidade no YouTube; a Google vai remover o formato em 2018 por o mesmo não ser muito popular.

Esta mudança sugere um novo paradigma para a publicidade, principalmente a digital. Ao eliminar este formato , o YouTube, enquanto maior site de partilha de vídeos do mundo, está oficialmente a dizer que 30 segundos é demasiado tempo para anúncios. Plataformas como o Instagram, o Snapchat ou o Vine popularizaram na Internet o formato curto de vídeo, com tempos entre 6 e 15 segundos. Mas na televisão, nada mudou: a publicidade continua a ser produzida com 30 segundos ou mais de duração. Será que o YouTube conseguirá mudar o jogo num ambiente onde a atenção das pessoas está muito mais repartida?