A nova app da Apple não é uma rede social nem um editor de vídeo

O Clips será lançado em Abril e não será compatível com todos os "iDevices".

Clips é o nome da primeira aplicação social da Apple. Disponível em breve, vai permitir-te gravar pequenos vídeos com texto, efeitos especiais e grafismos engraçados e partilhá-los com os amigos, através da tua rede social preferida ou pelo iMessage.

Tudo começa com a gravação de um pequeno clipe de vídeo ou de uma foto estática. Consegues depois personalizar o que captaste com um efeito ou filtro, adicionar um emoji gigante ou um balão de fala, inserir uma música (de uma biblioteca com dezenas de opções) e muito mais.

Com a funcionalidade Live Titles, podes adicionar legendas e títulos aos teus vídeos usando apenas a tua voz. O texto é gerado automaticamente à medida que falas e aparece na imagem perfeitamente sincronizado com a tua voz. O Live Titles suporta 36 línguas.

O Clips oferece ferramentas simples de edição, sendo que, se procuras algo mais avançado, tens o iMovie. Podes juntar vários clipes para formar um vídeo mais longo, que pode ter até 60 minutos. Uma vez pronto, é só suportar. Podes usar o iMessage para partilhares o teu conteúdo com os amigos ou publicá-lo no Instagram, Facebook, Twitter ou YouTube.

A Apple vai lançar o Clips gratuitamente em Abril, através da App Store. A aplicação não será compatível com todos os equipamentos: terás de ter um iPhone 5S ou superior ou um iPod Touch de 6ª geração. No que toca a tablets, todos os iPad Pro e todos os iPad Air são compatíveis, assim como o iPad Mini 2 ou superior e o novo iPad. A versão 10.3 do iOS é requisito mínimo.