Depois deste vídeo, vais pensar duas vezes antes de estacionares o carro

Campanha lançada há um ano teve, de acordo com a agência de publicidade Havas, "resultados verdadeiramente surpreendentes".

A campanha tem sensivelmente um ano. Em Abril de 2016, a Associação Salvador com a ajuda da agência de publicidade Havas lançou um vídeo na internet para sensibilizar os condutores portugueses a não estacionar nos passeios ou passadeiras.

O vídeo foi gravado junto ao Instituto Superior Técnico, no centro de Lisboa, e mostra algumas pessoas a serem surpreendidas com um aviso no vidro do seu carro mal estacionado. “Bati no seu carro”, lêem no papel, onde também está um número de telefone para o qual podem ligar. Depois de o fazerem, aparece Salvador Mendes de Almeida, tetraplégico e o rosto da Associação Salvador, que, com esta campanha, pretendeu chamar a atenção para as dificuldades de quem tem a sua mobilidade condicionada.

Na perspectiva da Havas, conseguiu. Em comunicado, a agência fala em “resultados verdadeiramente surpreendentes” mais de 10 milhões de visualizações e de 10 mil partilhas nas redes sociais, ajudados pelo eco que a imprensa nacional e internacional fez da campanha. De acordo com a Havas, foi uma campanha de baixo custo, que “ajudou a mudar mentalidades”.

“Ninguém ficou indiferente. Nem o Governo, que alterou recentemente a lei de proteção de lugares para pessoas com deficiência”, acrescenta. A campanha concebida pelos publicitários Paulo Pinto e José Vieira, com produção da Krypton, está agora analisada em case-study: