Boletim Tecnológico – 13 de Março

As últimas novidades do mundo tecnológico.

Bem-vindo ao Boletim Tecnológico, um resumo das pequenas inovações tecnológicas que vão moldando o nosso quotidiano. Todas as semanas, às segundas de manhã, no Shifter. Hoje falamos-te do futuro do Google Hangouts, dos 28 anos do WWW, da aplicação do Facebook para VR, do interesse do Pinterest pelo Jelly e da maior aquisição de sempre da Samsung.

Google define destino do Hangouts

Depois de a tecnológica de Mountain Views ter lançado o par Allo e Duo no ano passado, cimentou-se uma confusão ainda maior relativamente à estratégia de messaging da empresa. É que o Allo e o Duo faziam o mesmo que o Hangouts e, além destas apps, a Google já tinha o Google Voice e o Google Messenger (agora re-baptizado como Android Messages). Na semana passada, a Google veio criar ainda mais confusão ao dividir o Hangouts em dois – o Hangouts Chat para mensagens de texto e o Hangouts Meet para videochamadas –, mantendo o antigo Hangouts activo. Mas ao mesmo tempo, a Google conseguiu clarificar a sua estratégia no que toca ao messaging: Allo e Duo para consumidores, Chat e Meet para empresas. O anterior Hangouts vai manter-se, pelo menos por enquanto, dada a base de utilizadores deste serviço; e o novo Android Messages servirá para trocar SMS e também RCS (uma evolução dos SMS).

Ler mais: Google Blog

Pai da Internet fala sobre as notícias falsas

A World Wide Web (WWW para os amigos) fez 28 anos este domingo. E o seu “pai”, Tim Berners-Lee, aproveitou a ocasião para falar da notícias falsas, da publicidade política e do mau uso dos dados pessoais – três problemáticas que podem ameaçar o propósito com o qual a web foi criada: “uma plataforma aberta, permitindo que qualquer um, onde quer que estivesse, pudesse compartilhar informações, acessar oportunidades e colaborar entre fronteiras geográficas e culturais”.

Ler mais: NewScientist

Facebook lança aplicação de realidade virtual

Facebook 360 é o nome da primeira aplicação oficial do Facebook para realidade virtual. Disponível através da plataforma Oculus, o Facebook 360 permite explorar fotos e vídeos no formato 360º – é prometida uma experiência totalmente imersiva, uma vez que basta rodar a cabeça de um lado para o outro para explorar o conteúdo. A aplicação oferece um feed com as fotos e vídeos 360º partilhados pelas páginas e perfis que segues; podes também navegar pelas tuas imagens e pelos conteúdos que guardaste para mais tarde enquanto estavas a fazer scroll no News Feed.

Ler mais: Facebook Newsroom

Pinterest compra aplicação a Jelly, aplicação do co-fundador do Twitter Biz Stone

O Pinterest, que se tem afirmado como uma plataforma visual por excelência, fez uma aquisição interessante: a Jelly, uma aplicação criada pelo co-fundador do Twitter Biz Stone para modernizar os fóruns de perguntas-e-respostas online. O interesse do Pinterest pelo Jelly estará na componente imagética do serviço, que te permite partilhar questões e responder às dúvidas dos outros utilizadores, de forma anónima e sistematizada por tópicos. Vai ser interessante ver os planos do Pinterest para o Jelly; recentemente o site lançou um inovador motor de busca visual.

Ler mais: Recode

Samsung completa a sua maior aquisição de sempre

Em Novembro, a tecnológica sul-coerana anunciou a compra da Harman por 8 mil milhões de dólares. Esta empresa com presença em várias indústrias, sobretudo no segmento automóvel, representou a maior aquisição de sempre da Samsung e vai permitir à fabricante expandir-se no sector das quatro rodas, que começou recentemente uma revolução tecnológica.

Ler mais: Digital Trends