Boletim Tecnológico – 27 de Março

As últimas novidades do mundo tecnológico.

 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Bem-vindo ao Boletim Tecnológico, um resumo das pequenas inovações tecnológicas que vão moldando o nosso quotidiano. Todas as semanas, às segundas de manhã, no Shifter. Hoje falamos-te do Facebook Live, do novo plano de subscrição do Medium, da partilha de localização em tempo real no Google Maps, da possibilidade de mencionar pessoas em chats de grupo no Messenger e do “conteúdo sensível” publicado no Instagram.

Facebook Live no computador

Lançado em Abril de 2016 nas apps móveis do Facebook, o Facebook Live chega agora ao computador com duas opções para fazer directos: 1) podes clicar na opção “Live Video” que agora te aparece na caixa de publicação e usar a webcam para entrar em directo; 2) se quiseres um directo mais “profissional”, usando uma câmara externa ou um microfone especial, podes seguir este link. Aí poderás fazer um Live para o teu perfil, para um grupo ou evento ou para uma página, usando software gratuito e de código aberto como o OBS.

Ler mais: Facebook Newsroom

Medium lança plano de subscrição

A plataforma de publicação Medium lançou um plano de subscrição de 5 dólares/mês que dará acesso a artigos exclusivos, um modo de leitura offline e novas funcionalidades, como uma renovada homepage e experiência de leitura. Este serviço de subscrição é o novo modelo de negócio que o Medium tinha anunciado no início deste ano e vai permitir pagar directamente a autores e publicações. No site do Medium Membership, é explicado:

Começámos o Medium em 2012 para criar um melhor espaço para descobrir e partilhar ideias importantes que merecem ser ouvidas. Desde então mais de sete milhões de histórias foram publicadas no Medium, influenciando dezenas de milhões de leitores. Mas nunca como hoje a precariedade do nosso ecossistema de media foi tão evidente – nem a nossa necessidade de profundidade, busca da verdade e compreensão. É altura de o pensamento prevalecer. Isto significa transformar não apenas a experiência em torno da leitura e escrita, mas também o modelo de negócio que determina que histórias são contadas, clicadas e compensadas. Juntos, podemos mudar como as coisas são feitas.

Ler mais: Medium

Partilhar localização em tempo real via Google Maps

Imagina que queres garantir que um amigo chegou bem a casa à noite ou que estás a fazer um passeio em grupo e queres garantir que ninguém se perde. Para essas situações e para outras, o Google Maps tem uma nova funcionalidade que te permite partilhar a localização em tempo real com os amigos. A resposta à questão “onde estás?” passa a estar disponível à distância de uns cliques, quer para iOS como para Android e através do site maps.google.com.

Ler mais: Google Maps

Menos confusão nos grupos do Messenger

O Messenger continua a ganhar novas funcionalidades, desta vez nas conversas de grupo. Uma delas promete diminuir o spam desse tipo de chats – é que vais poder mencionar pessoas nas conversas, garantindo que essa pessoa é notificada directamente. Ou seja, podes ter as notificações para determinado chat de grupo desactivadas mas ser alertado quando alguém precisa de falar contigo. A outra novidade do Messenger estará disponível em qualquer tipo de mensagens e chama-se Reactions – à semelhança do Facebook, vais poder reagir a fotos e todo o tipo de mensagens com um conjunto de emojis, incluindo um botão Dislike.

Ler mais: Facebook Newsroom

Instagram vai esconder “conteúdo sensível”

Em breve, algumas fotos e vídeos mais sensíveis vão aparecer escondidos no feed, precisando o utilizador de clicar nos mesmos para que sejam revelados. São conteúdos que não violam as regras do Instagram mas que podem ser surpresas “desagradáveis” para alguns dos utilizadores. Com esta novidade, o Instagram pretende tornar a sua aplicação segura para todos.

Ler mais: Instagram Blog

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!