O diário sobre a depressão de Ren Hang foi traduzido

Textos do fotógrafo chinês que se suicidou a 24 de Fevereiro estão agora disponíveis em inglês.

depressão de Ren Hang

A morte no ponto alto de uma carreira é sempre um acontecimento trágico-poético para uma comunidade de fãs. Desde a notícia da morte do polémico fotógrafo chinês Ren Hang, uma nuvem voyeurista paira sobre a obra, legado e vida pessoal do artista. À legião que já o acompanhava há vários anos, juntaram-se os que ainda não conheciam o seu trabalho e ficaram fascinados com a fotografia crua e erótica que o distinguia.

Grande parte da mística que envolvia a sua obra está relacionada com a forma pública com que Hang levava a vida. Pública no sentido em que mantinha blogs públicos onde falava, por exemplo, sobre a depressão contra a qual lutava há anos.

Quando uns dias depois da sua morte foi confirmado que se tinha tratado de suicídio, o assunto ganhou força e os interessados, de todo o mundo, quiseram ler as palavras de Hang. Passaram poucos dias até que a língua que impedia a compreensão fosse traduzida.

A revista romena The Chronicle divulgou a tradução para inglês de algumas das mais recentes entradas do blog pessoal de Ren Hang. 

O artigo – anunciado como uma estreia mundial – destaca citações como “You look so happy, how can you be depressed?”, “Every person is suddenly like an enourmous wound.” ou “But life is not like this, that’s it, in short time it’s not going to be what you want. Just like when you want to smoke, but you don’t have any cigarettes. When you have cigarettes, you don’t have a lighter. When you have a lighter, you don’t have fire. When you have fire, you don’t want to smoke. Pain and boredom are normal. Happiness and luck are making yourself to lose control.”

Os posts vão de 2007 a 2016 e espelham a luta dura de alguém que parecia refugiar-se na arte para transmitir o que não conseguia explicar a si próprio.

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.