Descobre como o mundo mudou desde que nasceste

Uma boa peça jornalística pelo The Atlantic.

O The Atlantic, jornal-mãe do Quartz, lançou um novo projecto jornalístico intitulado Timeline. Um site que te prmite rever os principais acontecimentos mundiais desde a tua data de nascimento, através do arquivo do The Atlantic, composto por mais de 160 anos de história.

Depois de indicares a tua data de nascimento, verás no Timeline uma síntese de 10-13 momentos-chave que decorreram durante a tua existência, com alguns destaques especiais, como “Before You Were Born”, “Coming of Age” (algo que aconteceu perto do teu 18º aniversário) ou “Contemporaries” (um evento importante na vida de alguém famoso que nasceu no mesmo ano que tu).

Ao longo da linha de tempo são referidos artigos do The Atlantic relacionados com cada momento. “Podem pensar nisto como um espelho retrovisor para a vossa vida, permitindo-vos ver as conquistas que partilharam a vossa viagem até este momento, desde pouco antes de terem nascido. Assim como a história, cada Timeline compreende vários diferentes tipos de eventos – momentos deliciosos e trágicos, marcos e momentos notórios em que o mundo mudou, algumas coisas de que provavelmente se lembram, outras de que se esqueceram, e alguns que desconheciam, escreve o editor do The Atlantic Matt Thompson numa nota na qual partilha a sua experiência com o projecto.

No final da tua Timeline, tens a opção de partilhá-la no Facebook ou Twitter com um pequeno resumo em texto do que mudou no mundo desde que nasceste.

É normal que este exercício não reflicta exactamente a história ao longo da tua vida devido ao desvio geográfico, mas ha muitos temas comuns, especialmente para quem nasceu na década de 90 e depois do surgimento da internet.