Esta casa foi impressa (sim, impressa) em 24 horas

Tecnologia de impressão 3D pode ter utilidade também na construção civil.

Quando é preciso fazer uma casa em pouco tempo recorre-se normalmente a uma construção pré-fabricada. Mas a impressão 3D, tecnologia para a qual já vimos diversos usos industriais, pode mudar o paradigma da construção civil. Uma start-up norte-americana chamada Apis Cor montou uma casa em apenas 24 horas com a ajuda de uma impressora 3D.

As paredes do edifício foram produzidas em betão por uma impressora, que, segundo a Apis Cor, tem um tamanho pequeno para fácil transporte e é de fácil operação – a máquina tem um sistema automático de estabilização e alinhamento, não requerendo grande preparação manual antes de começar a trabalhar.

A impressora 3D fez as paredes mas a pintura das mesmas, a instalação do telhado e o isolamento térmico, hídrico e acústico do edifício tiveram de ser à mão.

A casa da Apis Cor foi construída numa cidade russa – tem quase 40 metros quadrados e custou cerca de 10 mil dólares. Podes saber mais sobre este projecto aqui e espreita o vídeo em baixo para um resumo rápido da construção.

A ideia de imprimir casas não é propriamente nova, apesar de ser sempre surpreendente e entusiasmante. Já em 2009, o português Nuno Martins tinha apresentado um projecto similar durante a sua passagem pela Singularity University