Facebook está a testar uma alternativa ao News Feed

Teste apareceu tanto em iOS como Android.

 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

O News Feed do Facebook é um dos pedaços mais importantes da internet, visitado por milhões de pessoas diariamente, como fonte de informação ou local de socialização. Problemáticas como as notícias falsas continuam na baila e têm obrigado o Facebook a trabalhar no aperfeiçoamento dos algoritmos que determinam o que aparece e não aparece no News Feed.

O News Feed vai continuar a ser aquilo que sempre foi: um feed de conteúdo dos nossos amigos e das páginas e pessoas que seguimos, filtrado e organizado consoante os nossos interessesMas a sua previsibilidade tem-se tornado no seu maior defeito. Sim, é bom termos lá as coisas que decidimos ter na nossa rede mas, com muita facilidade, caímos na “teia viciosa” do Facebook: é que o News Feed tende a mostrar-nos os conteúdos que provavelmente nos vão chamar mais à atenção, nos quais vamos deixar um gosto ou até um comentário. Isto pode resultar num feed demasiado conforme com os nossos gostos, interesses e visões políticas – e do qual nos podemos fartar a longo prazo.

Para evitar perder o efeito surpresa e com isso utilizadores, o Facebook está a testar um feed alternativo ao News Feed, chamado Explore. A ideia é idêntica à do separador homónimo do Instagram. No Explore do Facebook, podemos encontrar publicações de páginas e perfis que não seguimos mas que os algoritmos da rede social consideram interessantes para o nosso perfil de utilização.

O separador Explore tem assumido diferentes aspectos nos testes que o Facebook tem feito, antes de a funcionalidade ser eventualmente anunciada e disponibilizada para todos os utilizadores. O teste já apareceu tanto em iOS como Android. Alguns utilizadores viram surgir uma nova secção no separador do News Feed, outros receberam o Explore num separador distinto.

O Explore deverá mostrar posts com as quais podemos ter afinidade, seja um artigo ou um vídeo popular entre os nossos amigos. Muitos dos screenshots que circulam online relativamente a esta experiência do Facebook mostram o Explore como um feed visualmente idêntico ao News Feed, mas um site holandês descobriu um design diferente – mais visual, os posts aparecem organizados em caixas.

Ainda não se sabe se esta será a opção do facebook, certo é que o feed vai continuar a sofrer alterações numa luta diária pela tua atenção.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!