Já podes explorar a evolução da superfície da Terra mensalmente

A Planets Labs disponibiliza imagens actualizadas todos os meses de todos os pontos da Terra.

evolução da superfície da Terra
Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Tudo acontece graças à empresa Planet Labs, que lançou uma plataforma online que disponibiliza milhões de imagens de satélite do nosso planeta, actualizadas todos os meses, resultando assim num mapa global e actual da superfície da Terra.

Ao usar a plataforma Planet Explorer Beta, é possível observar a evolução de qualquer pedaço de superfície terrestre ao longo do último ano, em intervalos mensais, com uma resuloção de 30 a 40 metros.

Rosemary Wardley, cartógrafa da National Geographic, realça a importância deste feito, pois “ter acesso a imagens constantemente actualizadas com estas resoluções não só é uma ferramenta tremenda na área da cartografia como também para a ciência em geral.”

A Planet Labs existe desde 2010 em São Francisco, nos EUA, e tem tido como objectivo desde então capturar uma nova imagem de cada ponto da Terra todos os dias. Isto só será possível quando todos os 88 novos satélites lançados no mês passado se juntarem aos 61 satélites já operacionas desta empresa. É esperado que todos estes 149 satélites estejam a funcionar em pleno dentro de 3 a 4 meses.

No entanto, a cobertura diária da superfície terrestre vai estar apenas disponível para os clientes da Planet Labs, que incluem, por exemplo, empresas agripecuárias, empresas de mapeamento e agências governamentais. Ainda assim, para os interessados, será possível observar a evolução diária do estado da Califórnia ao criar uma conta gratuita no Explorer.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.