Logobook: uma biblioteca sem fim de identidades gráficas

Um enorme um arquivo de logótipos a preto-e-branco que reúne os mais diversos trabalhos da especialidade desde 1950.

Se és designer ou daqueles que gosta de perder umas horas a fazer scroll entre bonitas peças de design gráfico, vais gostar do que o colectivo de designers Svriza preparou.

O Logobook.com é enorme um arquivo de logótipos a preto-e-branco que reúne os mais diversos trabalhos da especialidade desde 1950. Basicamente, é um daqueles livros de lombada grossa que encontramos à venda por preços pouco convidativos, transposto para o mundo digital e de acesso aberto a todos.

Com o projecto ainda em fase beta e a base de dados em franco crescimento, Seymour Auf Der Maur não se coíbe de traçar objectivos concretos em prol da comunidade. O editor do site, que por agora serve de arquivo de referências e inspiração para trabalhos editados em livros raros ou disponíveis online, espera que no futuro o Logobook e outros projectos consequentes possam ajudar na criação de uma comunidade global de pessoas dedicadas ao design e às suas várias disciplinas. A ideia é, acima de tudo, promover o contacto entre profissionais e o conhecimento do trabalho existente na busca pela originalidade e a inovação.

O imenso repositório já existente pode ser consultado seguindo uma série de índices como forma, categoria ou autor. Todos os trabalhos são apresentados no icónico preto e branco o que na opinião dos editores do projecto beneficia a sua compreensão e descodificação. Sendo esta uma base de referências profissionais, a simplicidade da apresentação pode ajudar designers e directores de arte a comparar com mais precisão os factores objectivos de determinado conceito ou representação.

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.