Clickbait. Neste gigante mar de informação, somos todos peixes sedentos de notícias de última hora. Do mais recente, do mais escandaloso, do exclusivo. Poético mas verdadeiro. Somos todos tainhas, à espera a qualquer momento de abocanhar (eww) o isco que nos lançam. É daí que surge o termo clickbait – notícias partilhadas nas redes sociais com títulos que nos fazem ganhar escamas de psoríase se não as abrirmos para ver o conteúdo.
Enquanto alguns aproveitam para ir contra a maré e combater o clickbait a todo o custo, a livraria The Wild Detectives, no Texas, aproveitou a onda e criou Litbaits, uma série posts de Facebook com títulos apetitosos ao clique, inspirados no enredo de clássicos da literatura. Ao abrir o artigo, és levado directamente para um post de Medium com o livro na íntegra.
Títulos como “British guy dies after selfie gone wrong” (O Retrato de Dorian Grey), “Teenage girl tricked boyfriend into killing himself” (Romeu e Julieta) ou “Romanian man discovers shocking fact about garlic that will give you nightmares” (Drácula de Bram Stoker) foram suficientes para aumentar em 14000% (!!!) o tráfego do site da livraria e a um aumento de 150% de engagement no Facebook. Assim simples. O que nos leva a pensar que, graças a esta campanha, podem ter conseguido passar de 1 para 140 visitantes no site. Nada mau.
Criativamente, é uma boa sacada e algo que nunca tinha sido feito. Utilizar uma arma que cada vez mais os meios de não-comunicação utilizam para sobreviverem e ganharem algum dinheiro para algo bom é bastante inteligente e torna o Facebook num lugar melhor para viver. Talvez se tivesse sido uma livraria mais reconhecida e engagement, os resultados teriam sido mais avassaladores.
Agora cabe-te a ti, seu alabote do News Feed, saberes o que mordes.