O Hi5 tem uma nova família

Site foi comprado pela Tagged e agora pelo Meet Up.

Rede Social Hi5
 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Lembras-te do Hi5? Como não hás de te lembrar… Foi provavelmente a tua primeira rede social, antes do boom do Facebook. Criado em 2004 em São Francisco, na Califórnia, não teve a mesma importância do MySpace nos Estados Unidos, mas ainda assim em 2007 era a segunda maior rede social da Internet. Em Portugal, o impacto do Hi5 foi maior: toda a gente tinha – ou, vá, quase toda a gente. Aliás, nesse mesmo ano, foi considerado o site mais visitado pelos portugueses.

Em 2011, a migração para o Facebook começou e o Hi5 ficou rapidamente esquecido. A plataforma de Mark Zuckerberg destacou-se pelas funcionalidades mais aprimoradas, desde o perfil ao feed, não esquecendo os jogos, o chat e a partilha de fotografias e vídeos. O Facebook convenceu inúmeros utilizadores por todo o mundo – mais de 5 milhões de portugueses estão lá, fazendo parte dos quase 2 mil milhões de utilizadores mensalmente activos.

O que é feito do Hi5?

O serviço não morreu e tem agora novos donos. Desde 2011, o site foi adquirido por uma empresa chamada Tagged que agora é conhecida por If(we). Os novos donos decidiram unificar o Hi5 com o Tagged, um serviço semelhante para conhecer novas pessoas online. Apesar de terem endereços distintos no browser, o Tagged e o Hi5 partilham a mesma base de utilizadores e as mesmas funcionalidades – tens um feed onde agora te aparecem publicações de pessoas próximas de ti e da tua faixa etária, não apenas amigos; e podes partilhar fotos e personalizar o perfil como nos “velhos tempos”.

Tanto o Hi5 como o Tagged têm agora aplicações para telemóveis – as receitas da If(we) nestes dispositivos cresceu 56% no último ano, tendo a empresa feito 44 milhões de dólares em 2016. A If(we) diz que terminou o ano com 5,4 milhões de utilizadores (2,6 milhões no móvel), continuando a atrair 18 mil novos utilizadores por dia. Neste 2017, a If(we) tem uma nova família – o Hi5 e a Tagged juntam-se à MeetMe através de um negócio de venda de 60 milhões de dólares em dinheiro vivo.

A MeetMe é uma aplicação com o mesmo propósito do Hi5/Tagged – conhecer novas pessoas online. Com a aquisição da If(we), a MeetMe passa a ser uma empresa com 10,6 milhões de utilizadores totais e melhores oportunidades para escalar, aumentando a monetização e a rentabilidade. Para já, o MeetMe, o Tagged e o Hi5 manterão as suas marcas independentes.

O Shifter precisa de cerca de 1600 euros em contribuições mensais recorrentes para assegurar o salário aos seus 2 editores. O teu apoio é fundamental!