O novo iPad: sem Air e mais barato

Além de um novo iPad, a Apple lançou um iPhone vermelho. Há novidades também do iPad Mini e do iPhone SE.

A Apple anunciou hoje dois novos produtos no seu site oficial. Além de uma nova cor para o iPhone 7 e 7 Plus, há um novo iPad que não faz parte da linha Pro.

O novo iPad chama-se simplesmente “iPad” e vem ocupar o lugar do iPad Air 2. O tablet conta com um ecrã Retina (com resolução 2048×1536) de 9,7 polegadas, um processador A9 de 64-bit e uma bateria que dura 10 horas.

O principal destaque do novo iPad vai para o tamanho e para o preço. Com apenas 7,5 milímetros de espessura e 469 gramas, o iPad custa a partir de 419 euros (preço base, variável conforme as especificações). Vai estar disponível em duas versões no que toca a armazenamento e conectividade: de um lado, 32 GB ou 128 GB; do outro, só Wi-Fi ou Wi-Fi com 4G.

O novo iPad é o mais recente elemento na família de tablets da Apple, que inclui ainda, sem actualizações, o iPad mini (4ª geração) e os dois iPad Pro, um com ecrã de 9,7 polegadas e outro com 12,9 polegadas. O lançamento deste iPad marca o desaparecimento da designação Air: iPad Mini, iPad e iPad Pro é como a família agora de distingue.

O iPad Mini (4ª geração) tem agora apenas uma única capacidade de armazenamento: 128 GB. O preço mantém-se para compensar as especificações mais antigas do equipamento: 499 euros. Podes saber mais sobre o iPad aqui.

Um iPhone (RED) para apoiar o combate da SIDA

Além do novo iPad, a versão (RED) do iPhone 7 e 7 Plus também foi anunciada. Como é costume, parte do preço do telemóvel reverte para um fundo global que apoia o combate do VIH.

A edição especial vai estar disponível a partir dos 889 euros para iPhone 7 e 1029 euros para iPhone 7 Plus, sendo que a memória mínima de armazenamento é de 128 GB. O objectivo é claro: “ajudar a criar uma geração livre de SIDA”.

A Apple aproveitou a actualização de cor do iPhone 7 para mexer nos detalhes do iPhone SE, produto lançado há um ano. O equipamento deixou de estar disponível nas variantes 16 GB e 64 GB e pode agora ser adquirido com 32 GB (por 499 euros) e 128 GB (por 609 euros) – o mesmo preço, mais capacidade.