O lançamento mais importante da Samsung foi esta câmara 360º

O novo Gear 360 faz transmissão de vídeo, mas tem menos autonomia. E é compatível com iPhone.

No dia da apresentação da nova geração Galaxy, a Samsung aproveitou para revelar mais um produto: o novo Gear 360. A câmara que grava a 360º volta com um novo design, mas com menos bateria.

Enquanto que a versão do ano passado gravava vídeo com uma resolução de 3840×1920, o novo Gear 360 já grava em 4K. O corpo mais ergonómico traz agora duas câmaras fish-eye de 8,4 megapíxeis. A diminuição do número de megapíxeis não implica uma perda da qualidade das imagens, mas afeta as suas dimensões.

A câmara vem com uma bateria de 1160 mAh (cerca de 200 mAh a menos do que em 2016). A alteração deve-se ao novo design que muda a localização da bateria da “cabeça” para o “tronco” da câmara. A nova construção é mais prática para segurar. No entanto, o tripé deixa de existir. Ao invés, há um anel que equilibra e permite utilizar o Gear 360 sem mãos. O anel não será tão eficaz quanto o tripé do ano passado, de acordo com as primeiras impressões do Engadget.

Além disso, o novo Gear 360 permite fazer streams de conteúdo em 2k em directo para a Internet. Para isso, a Samsung recorre ao Facebook e com o Instagram, além de promover a própria plataforma de streaming. O anúncio acontece no mesmo dia da abertura da plataforma de streaming 360º do Facebook a todos os utilizadores e páginas, segundo um comunicado.

O Gear 360 vai funcionar de raiz com iPhones que corram o iOS 10 (a partir do iPhone 6S). Sem data de chegada, o Gear 360 será lançado em simultâneo com os óculos Gear VR. Os Gear VR vão ser compatíveis com os novos S8 e S8+ e são fabricados em parceria com a Oculus.