A NOWO reinventou a sua televisão para a era pós-zapping

A antiga Cabovisão tem uma nova box e uma nova interface que redefine a nossa experiência de televisão em torno de conteúdos e não de canais.

televisão NOWO

Quando a televisão por cabo chegou a Portugal nos anos 1990, nasceu um novo hábito: o zapping. Em pouco tempo, os lares portugueses, outrora conformados com quatro canais, passaram a ter 60, 100, 200… ou mais posições por onde escolher nos comandos remotos. O constante “passar os canais” à procura de um programa interessante para ver consumou-se enquanto processo natural de descoberta de conteúdos.

Contudo, nas últimas duas décadas, muita coisa mudou. Os hábitos de consumo alteraram-se – passámos a estar mais tempo na internet e obter através dela conteúdos que antes só víamos na televisão. E apareceram serviços de streaming, como o Netflix, que deram-nos ainda mais poder de escolha, a liberdade de podermos escolher ver o que quisermos quando quisermos.

No meio disto tudo, o zapping está a perder significado. Estamos a deixar de navegar por canais e a procurar antes conteúdos, até porque funcionalidades como a possibilidade de voltar atrás na emissão até 7 dias transforma o paradigma da televisão: não importa só o que está a dar, mas também o que já deu. As operadoras estão a responder a esta mudança e simultaneamente para ela. Depois da NOS, com o lançamento da UMA, é a NOWO (antiga Cabovisão) a renovar o seu interface de televisão para a era pós-zapping. A nova televisão da NOWO prossegue a lógica da UMA com uma navegação de navegação em torno de conteúdos e não de canais de TV. O novo software é acompanhado por uma nova box, mais pequena, e por um novo comando, também pequeno e que que cabe confortavelmente na mão.

Através de um menu circular, que se assemelha às teclas circulares do comando, é possível chegar às duas secções temporais em que a interface está dividida: o Agora onde encontras os conteúdos que estão a dar ou vão dar na televisão; e o Flashback com tudo o que passou na última semana. Em qualquer uma das vistas, tens acesso rápido aos teus canais favoritos e à lista dos programas que mais gostas de ver, para que não tenhas de decorar a posição na grelha ou de perder tempo a percorrê-la. Imaginemos: adoras Game of Thrones, vais achar os últimos episódios gravados nos favoritos do Flashback. Outro cenário: ligas a televisão e quereres algo fixe para ver; nos favoritos do Agora sabes imediatamente se está a dar alguma série ou filme que te interesse. Basta um clique e estás no canal.

Esta facilidade de aceder àquilo de que mais gostamos é um dos principais destaques da televisão da NOWO relativamente à das outras operadoras. Os teus canais favoritos estão também disponíveis através do botão do lado esquerdo, enquanto estás a assistir a um canal – eles aparecem no topo da lista, antes de todos os outros canais.

Enquanto navegas na televisão da NOWO, vais reparar no design limpo e simples dos diferentes menus e secções, e nas poucas vezes que lerás a palavra “NOWO”. A interface tem as funcionalidades que esperas encontrar numa box, desde o Videoclube com filmes e séries para alugar a aplicações para ouvir rádio, aceder ao serviço de streaming FOX Play ou aos vídeos do YouTube. No Meu Mundo estão todas as tuas gravações que são armazenadas num disco externo ligado à box (a NOWO diz que ligando esse disco a um computador não podes copiar os conteúdos gravados).

A televisão da NOWO tem outras particularidades, como a possibilidade de ver um programa em duplo ecrã (por exemplo, para quando estás a ouvir um debate e queres dar um olho no resultado do jogo), um atalho no comando para pesquisar programas, gravações e filmes do Videoclube, e um Guia TV onde, além da tradicional grelha de conteúdos, tens uma lista bem mais visual e apelativa da programação nos diferentes canais.

A NOWO está a lançar uma app para telemóveis iOS e Android que te permite levar a televisão contigo e ver os canais em directo, bem como aceder ao Flashback, em qualquer lado e em qualquer rede móvel ou fixa. A aplicação da NOWO tem uma versão desktop com as mesmas funcionalidades no computador.

Lançada no final do ano passado, a NOWO é a nova Cabovisão, uma operadora de âmbito regional (disponível em algumas partes do país) que introduziu uma forma revolucionária de criar pacotes de comunicações. A nova televisão estará disponível para novos e actuais clientes da NOWO, mediante uma actualização contratual.