DAMN! Já podemos ouvir o novo álbum de Kendrick Lamar

Um álbum que promete deixar em êxtase a comunidade Hip Hop e não só.

damn kendrick Lamar
 

É oficial, chegou o momento que esperamos durante quase toda a semana. Já está disponível o sucessor de To Pimp a Butterfly. DAMN., o quarto álbum de originais do rapper de Compton, pode ser escutado no iTunes e nas plataformas de streaming.

Antecipado por um leak falso da lista de faixas nas semanas anteriores, o lançamento de DAMN. ficou marcado por mais um leak, desta vez do próprio disco, que aconteceu algumas horas antes de o mesmo ser disponibilizado oficialmente no iTunes. Depois de tanta fuga, chegou o momento de dizer “damn!” e ouvir o novo trabalho de K-dot, um dos rappers mais talentosos e acarinhados da actualidade.

I got, I got, I got, I got
Loyalty, got royalty inside my DNA
Cocaine quarter piece, got war and peace inside my DNA
I got power, poison, pain and joy inside my DNA
I got hustle though, ambition, flow, inside my DNA

Composto por 14 faixas, DAMN. apresenta, mais uma vez, Kendrick Lamar como um dos reis do flow no Hip Hop contemporâneo. Capaz de dominar qualquer instrumental a que seja sujeito, cospe em todas as direções com um carisma e emoção inigualáveis. DAMN. é um disco que resulta de uma abordagem introspectiva por parte do rapper, que atravessa uma jornada espiritual ao longo do álbum – bem evidente em faixas como “PRIDE.”, “LUST.”, “FEAR.” ou “GOD.”.

Hell-raising, wheel-chasing, new worldy possessions
Flesh-making, spirit-breaking, which one would you lessen?

Lealdade, honestidade, religião, a vida e a morte e o facto de ser considerado um dos melhores da actualidade são alguns dos tópicos abordados ao longo do disco. Repleto de referências bíblicas, é um trabalho que vem a calhar para esta sexta-feira santa e que promete deixar a comunidade Hip Hop e não só em êxtase.

A capa cruza dois universo de referências entre a linguagem editorial e a linguagem meme da internet. Apesar de contrastar com as anteriores ilustrações dos trabalhos do rapper, pela sua presença, a capa de DAMN. é da autoria de Vladimir Sepetov, um designer com colaborações regulares com os rappers da TDE. A abordagem à primeira vista simplista e que já criou celeuma nas redes sociais é mais uma expressão contra-corrente a marcar o seu corpo de trabalho.

DAMN. conta com as participações de Rihanna, Zacari e U2. A nível de produção, o álbum tem o carimbo de BADBADNOTGOOD, James Blake, Mike Will Made-It (produtor de HUMBLE), DJ Dahi, Sounwave, 9th Wonder, Alchemist, Cardo, Steve Lacy, Sounwave, Terrace Martin e Riera.

Last LP I tried to lift the black artists
But it’s a difference between black artists and wack artists

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.