A arte em suspensão de Los Carpinteros

Podes visitá-la até 1 de Maio nas Carpintarias de São Lázaro, em Lisboa.

O nome simplório pode não ser o seu melhor cartão de visita para esta dupla de artistas mas, desde que montaram a sua instalação em Lisboa, os registos que têm invadido as redes sociais deixaram-nos completamente rendidos.

Los Carpinteros são Marco Castillo e Dagoberto Rodríguez, uma dupla de nacionalidade cubana, especialistas na arte da instalação e escultura, a sua mais recente criação inaugurou as Carpintarias de São Lázaro, um novo polo cultural em Lisboa

Show Room é o nome da obra – ou do espaço, melhor dizendo –, em que os cubanos recriaram com uma expressividade incalculável uma explosão. Paredes partidas, objectos e estilhaços esvoaçantes são alguns dos ingredientes deste cocktail, que promete deixar a nossa percepção em suspenso.

A ideia que dispensa explicação ganha uma série de significados à medida que nos apercebemos do pormenor e do processo que encerra. Neste caso, e por ter sido pensada para um país ocidental como Lisboa, a base conceptual do duo de artesãos, como gostam de se descrever, é o cliché-standard de um show room IKEA.

Pela dimensão e imersividade da peça, Show Room é uma pedrada no charco da banalização da destruição. É a possibilidade de visitar um momento congelado que tantas vezes tentamos recriar no nosso imaginário.

A exposição estará nas Carpintarias de São Lázaro até ao dia 1 de Maio.