Boletim Tecnológico – 10 de Abril

As últimas novidades do mundo tecnológico.

 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Bem-vindo ao Boletim Tecnológico, um resumo das pequenas inovações tecnológicas que vão moldando o nosso quotidiano. Todas as semanas, às segundas de manhã, no Shifter.

Twitter lança versão básica da sua app

Existe o Facebook Lite, o Messenger Lite, o Skype Lite e versões “lite” de outras aplicações que, em comum, têm o facto de exigirem muito pouco dos nossos dispositivos. Estão equipadas com as funcionalidades básicas e são pensadas paras os mercados periféricos, onde as ligações à net são também mais fraca.

O Twitter decidiu entrar nesta onda do “lite” e lançou o Twitter Lite – não é uma app que descarregas através da Play Store mas antes uma webapp, disponível em mobile.twitter.com e que não vai ocupar mais do que 1MB no teu telemóvel. Podes ter notificações e existe um modo de poupança de dados que, uma vez activo, faz com que as imagens no feed não sejam automaticamente descarregadas. No Twitter Lite encontras as principais funcionalidades da plataforma – por exemplo, podes partilhar fotos mas não fazer directos.

Ler mais: Twitter Blog

Adblock Plus compra sistema de micro-pagamentos Flattr

A relação entre o Adblock Plus e o Flattr, start-up de micro-pagamentos fundada por Peter Sunde em 2010, não era nova mas teve na semana passada um desfeço matrimonial: a Eyeo, dona do Adblock Plus, avançou para a aquisição do Flattr para começar a construir um ecossistema alternativo ao bloqueio de anúncios.

Ler mais: TechCrunch

Netflix com modo offline no PC

Pode ser mais um motivo para actualizares o PC para o Windows 10. A aplicação do Netflix passou a disponibilizar modo offline, funcionalidade que já estava disponível em equipamentos iOS e Android e que te permitir descarregar previamente filmes e séries para ver quando não se está ligado à net. Será que o Netflix planeia lançar a opção offline para utilizadores de Mac?

Ler mais: Fortune

Facebook lança o seu assistente pessoal nos EUA

O M, o assistente pessoal do Facebook, anunciado há cerca de um ano, está agora disponível para todos os utilizadores norte-americanos do Messenger. O M vai fazer sugestões inteligentes durante as tuas conversas com os amigos – por exemplo, se estiverem a falar de pagamentos, o M vai propor a funcionalidade de envio de dinheiro; ou se estiverem a planear ir a algum lado, o M vai lembrar-te de usar o Uber.

Ler mais: Facebook Newsroom

Ganhar dinheiro no YouTube? Só com 10 mil visualizações

Em tempos conturbados para quem depende profissionalmente do YouTube, devido à polémica envolvendo grandes anunciantes da plataforma, o site de vídeos da Google anunciou que só com canais com, no mínimo, 10 mil visualizações poderão ter publicidade nos seus vídeos. Não é um valor alto, que o YouTube justifica como uma forma de estimular a qualidade audiovisual.

Ler mais: YouTube Creator Blog

O Shifter precisa de cerca de 1600 euros em contribuições mensais recorrentes para assegurar o salário aos seus 2 editores. O teu apoio é fundamental!