Boletim Tecnológico – 17 de Abril

As últimas novidades do mundo tecnológico.

Bem-vindo ao Boletim Tecnológico, um resumo das pequenas inovações tecnológicas que vão moldando o nosso quotidiano. Todas as semanas, às segundas de manhã, no Shifter.

Google lança plataforma para arranjar emprego

Sem alaridos, a Google lançou o Google Hire, uma plataforma para encontrar empregos, que pode rivalizar neste mercado com plataformas como o Facebook Jobs (lançado nos EUA) ou o próprio LinkedIn. De acordo com o site Axion, o Google Hire permitirá às empresas publicar vagas de emprego e depois receber e gerir os candidatos.

A plataforma, que, segundo a mesma fonte, resulta de uma aquisição que a Google fez em 2015 (a startup Bebop), está a ser testada em algumas empresas. Para as restantes, o site do Google Hire é apenas uma landing page morta.

Ler mais: Axion

Instagram bloqueia hashtag #Snapchat

Já sabíamos que hashtags como #sex, #iphone, #popular ou #weed não têm qualquer utilidade no Instagram, isto é, apesar de puderes adicioná-las às tuas fotos, se clicares nelas ou se fizeres uma busca não obterás qualquer resultado.

Parece que existe outra hashtag na lista de bloqueios do Instagram: #Snapchat. Alguns utilizadores tentam contornar esta limitação inserindo espaçamento entre as letras ou colocando tremas, conforme é possível comprovar por este screenshot:

Partilhamos esta descoberta na mesma altura em que o Instagram anuncia 200 milhões de utilizadores activos diariamente no Instagram Stories. É um número impressionante e maior que todo o Snapchat, que, segundo dados do último trimestre de 2016, tem 158 milhões de utilizadores activos por dia.

Ler mais: The Verge

Novos rumores do OnePlus 5

Ao que tudo indica vai ser baptizado de OnePlus 5 e não de OnePlus 4. O salto na numeração justifica-se por o quatro ser um número de azar segundo a tradição da China, país de onde é originária a OnePlus.

O OnePlus deverá ser conhecido muito em breve. De acordo com os rumores, reunidos pelo The Next Web, o equipamento terá um ecrã de 5,5 polegadas com resolução 2K, sem moldura (ou seja, irá de uma ponta à outra do telemóvel tal como o do LG G6 ou do Samsung Galaxy S8), o recente processador Snapdragon 835 da Qualcomm, uma câmara traseira de 23 megapixels, uma bateria de 3000 mAh e uns impressionantes 8 GB de memória RAM.

O OnePlus 5, que também poderá trazer o leitor de impressões digitais na traseira e não na frente, sucederá ao OnePlus 3 e 3T, lançados no ano passado e considerados uns dos melhores smartphones Android pela relação qualidade/preço.

Ler mais: The Next Web

Waze ganha voz portuguesa

Uma boa notícia para os utilizadores portugueses do Waze. A aplicação de navegação, que se distingue de outras pelo seu lado comunitário e pelas informações de trânsito em tempo real, conta agora com indicações totalmente faladas em Português de Portugal. Até aqui, só estavam disponíveis na nossa língua instruções genéricas, excluindo o nome das ruas.

A Mariana é a nova voz disponível no Waze que, em vez de se limitar a dizer “vire à esquerda”, indicará “vire à esquerda para a Avenida dos Aliados”, conforme exemplifica o blogue Aberto Até de Madrugada, que foi o primeiro a reparar nesta novidade.

Ler mais: Aberto Até de Madrugada

Futuro incerto para o Workflow, afinal

Quando a Apple comprou o Workflow, manteve a aplicação na App Store e tornou-a de download gratuito. Um passo incomum para a empresa de Cupertino que fazia prever um futuro simpático para esta poderosa ferramenta de produtividade, que permite interligar aplicações e automatizar tarefas, poupando-nos tempo e paciência.

Contudo, segundo o 9to5mac, o Workflow não receberá mais actualizações, a não ser eventuais correcções de bugs. Num e-mail, um representante do Workflow referiu que as pessoas deixarão de poder partilhar os seus fluxos na biblioteca comunitária da aplicação “uma vez que não existem actualizações previstas para o Workflow”, escreveu. “Continuaremos a suportar as actuais funcionalidades do Workflow e não temos planos para terminar o suporte.”

Ler mais: 9to5mac

[COR HEX SNAPCHAT: #FFFE00]