Boletim Tecnológico – 24 de Abril

As últimas novidades do mundo tecnológico.

 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Bem-vindo ao Boletim Tecnológico, um resumo das pequenas inovações tecnológicas que vão moldando o nosso quotidiano. Todas as semanas, às segundas de manhã, no Shifter.

Uber tentou enganar a Apple

Em 2015, o CEO da Apple, Tim Cook, reuniu-se presencialmente com o dono da Uber, Travis Kalanick, depois de ter percebido que a Uber estava a violar algumas das directrizes do iOS, e também a tentar encobri-lo. A aplicação da Uber aproveitava uma fragilidade do sistema operativo da Apple para captar a localização dos seus utilizadores mesmo quando estes apagassem a aplicação do telefone. No seu encontro com Travis, Tim Cook ameaçou a Uber com a remoção da sua app da App Storeconta o New York Times.

Ler mais: The Verge

Instagram funciona offline

A aplicação do Facebook já tinha modo offline, sendo possível fazer publicações ligação à internet; agora essa funcionalidade chega ao Instagram. Para já, só a aplicação para Android tem a opção de offline, mas pode chegar ao iOS. Sem qualquer conectividade, agora podes gostar, comentar e guardar publicações, seguir e deixar de seguir contas, bem como visualizar perfis que o Instagram guardará de forma inteligente em cache.

Ler mais: TechCrunch

Workplace ganha versão gratuita

Com o Workplace qualquer empresa ou instituição pode criar “o seu próprio Facebook”, oferecendo à sua equipa uma plataforma de comunicação com a qual já estão familiarizadas. Quando foi lançado, o Workplace surgiu como um serviço pago, de acesso gratuito unicamente para escolas e organizações sem-fins lucrativos. Agora o Facebook decidiu criar uma versão gratuita do Workplace disponível para todos – vai chamar-se Workplace Standard e não terá as funcionalidades de enterprise do Workplace Premium.

Ler mais: The Next Web

Google pode integrar um adblock no Chrome

Uma das maiores empresas na área de publicidade digital do mundo pode estar a preparar um adblock para um dos browsers mais usados do mundo. Falamos naturalmente da Google e do Chrome. Não são confirmações oficiais, apenas informações apuras e que, como qualquer burburinho tecnológico, colocam logo a internet a falar. A funcionalidade não estaria activa por defeito e não filtraria todos os anúncios, aqueles que não respeitam as normas da Coalition for Better Ads.

Ver mais: Wall Street Journal

uTorrent quer lançar browser

O uTorrent olha para os erros cometidos pelo concorrente BitTorrent com o Maelstrom, um projecto que iria resultar no primeiro browser baseado no eficiente sistema dos torrents. De acordo com o fundador do uTorrent, Brahm Cohen, o futuro da plataforma passa pelo browser – não vai ser lançado um navegador do uTorrent mas no aproveitamento de algumas ideias que foram apresentadas com o Maelstrom.

Ver mais: TorrentFreak

[COR HEX WORKPLACE: #EBE9E7]

O Shifter precisa de cerca de 1600 euros em contribuições mensais recorrentes para assegurar o salário aos seus 2 editores. O teu apoio é fundamental!