Boletim Tecnológico – 3 de Abril

As últimas novidades do mundo tecnológico.

Bem-vindo ao Boletim Tecnológico, um resumo das pequenas inovações tecnológicas que vão moldando o nosso quotidiano. Todas as semanas, às segundas de manhã, no Shifter.

@usernames não contam para os 140 caracteres do Twitter

Na última semana, o Twitter fez uma alteração profunda na sua plataforma – quando respondes a um tweet, o @username de outros utilizadores já não aparecem, não contando para o limite de 140 caracteres. As conversas passam a estar muito mais limpas.

Ler mais: Engadget

Google Calendar para iPad

Quando a Apple deu a oportunidade aos utilizadores de iOS de apagar as apps pré-instaladas nos seus dispositivos, foi precisamente para lhes dar liberdade de escolha. Pela primeira vez, pudemos substituir os clientes nativos de e-mail, calendário ou outro por outras aplicações.

O Google Calendar é para muitos a melhor solução para organizar eventos e tarefas, e agora tem aplicação para iPad. Podes dizer adeus ao calendário da Apple e instalar a aplicação da Google através da App Store.

Ler mais: Google Blog

Galaxy Note 7 de volta, por questões ambientais

A Samsung planeia voltar a vender o Galaxy Note 7, uma vez que tem milhões de unidades devolvidas a precisar de um destino. De forma a evitar o desperdício, a empresa sul-coerana pretende recuperar estes equipamentos e revende-los, estando ainda dependente da autorização das autoridades reguladoras dos países que seleccionará para esta revenda.

Nem todos os Note 7 devolvidos serão, nos planos da Samsung, revendidos. Quanto aos equipamentos que não forem aptos, a fabricante promete retirar-lhes componentes como semicondutores e módulos de câmara, bem como aproveitar os metais reutilizáveis.

A Samsung explica a decisão com uma tentativa de minimizar o impacto ambientar deixado pelo Note 7, uma vez que foram produzidos milhões de equipamentos que não têm qualquer uso e, por isso, representam lixo. No início de Março, um protestante invadiu a conferência da Samsung no MWC, em Barcelona, preocupado com o destino dos 4,3 milhões de Note 7 recolhidos.

Ler mais: The Verge

Partilha de localização no Messenger

Dias depois de a Google ter lançado uma funcionalidade de partilha de localização em tempo real no Google Maps, para Android e iOS, o Facebook fez um lançamento semelhante no Messenger. Agora podes usar a aplicação de chat do Facebook para dizer a um amigo ou grupo de amigos onde estás durante alguns minutos.

A função pode ser útil para quando queres garantir que um amigo chegou bem a casa à noite ou que estás a fazer um passeio em grupo e queres garantir que ninguém se perde.

Ler mais: Facebook Newsroom

Tinder com versão de PC

O Tinder está a lançar uma versão online da sua plataforma para que possas deslizar e encontrar correspondências amorosas também no computador. No blogue oficial, o Tinder justifica que este lançamento do Tinder Online com o facto de nem toda a gente tem net móvel rápido, pacotes de dados ou memória suficiente no telemóvel para o Tinder.

O Tinder Online está a ser testado em alguns países – Argentina, Brasil, Colômbia, Indonésia, Itália, México, Filipinas e Suécia –, sendo que à experiência está também a possibilidade de aceder à conta por meio de SMS e não do Facebook, dado algumas pessoas terem também disponibilidade limitada ou restricta à rede social.

Em suma, o Tinder Online surge no seguimento da necessidade estratégica de “tornar o Tinder mais acessível para a comunidade global”.

Ler mais: Tinder Blog

(cor: #1DA1F2)