Crowdfunding para dar novo ar a uma montanha

Uma reflorestação com toque artístico.

Para dar um novo fôlego à Montanha Olivella, no sul de Itália, nasceu o projecto comunitário BREATH. A ideia é angariar fundos através de crowdfunding para reflorestar uma parte daquela imponente paisagem natural com um pequeno add-on artístico.

Antonio Oriente, promotor desta iniciativa, convidou o artista espanhol Escif para criar o desenho que irá nascer na Montanha Olivella com a plantação de 5 mil árvores. Esse desenho será uma bateria, representando o ciclo de energia, e irá ocupar uma área de 120 mil metros quadrados, ficando visível a quilómetros de distância.

Se tudo correr segundo o plano de Antonio, a “bateria florestal” vai ser plantada em Setembro deste ano e será “carregada” dois anos depois, em 2019. Isto é, primeiro serão plantadas 5 mil árvores para criar uma bateria com carga fraca e posteriormente serão plantadas mais 2 mil para levar a bateria aos 100%. O desenho que o BREATH quer deixar na montanha seguirá os ritmos do tempo e da Terra, renovando-se sempre e nunca ficando o mesmo.

“Consumimos mais água, ar, flora e vida selvagem que o ecossistema consegue regenerar. As consequências são desastrosas e estão à vista de todos: alterações climáticas, desflorestação, instabilidade hidrogeológica, perda de biodiversidade”, lê-se na página do BREATH na plataforma de crowdfunding Indiegogo. “É hora de mudar. É hora de tomar consciência. É hora de respirar.”

A quatro dias do fim do crowdfunding, o BREATH já angariou 92% do valor pedido – 30 mil euros. Com este fundo, a Montanha Olivella, que ficou parcialmente desflorestada a meio do século XVIII, vai voltar a respirar e o nosso planeta também respirará melhor. Porque não recobrir toda a área com árvores? Bem, no Indiegogo, é explicado que financiar uma florestação seria complicado, sendo a arte o único pretexto para conseguir concretizar esse objectivo.

A carga conceptual do projecto e a figura que surgirá impressa na floresta pretendem ser uma chamada de atenção e um alerta para que toda a comunidade internacional se possa juntar em iniciativas semelhantes.

O Shifter é gratuito e sempre será. Mas, se gostas do que fazemos, podes dar aqui o teu contributo.