Mar português serve de palco para ‘Juventude’ de Julien Samani

É a primeira longa-metragem de Julien Samani.

Julien Samani

Jeunesse (título original), a primeira longa-metragem de Julien Samani, estreou no passado dia 6 de Abril, na Medeia Filmes.

Tendo como base o conto homónimo Juventude, de Joseph Conrad, o filme conta a história de Zico, um jovem na casa dos vinte anos que sonha ser marinheiro. Todavia, na sua primeira viagem marítima, a partir de Le Havre até Luanda, Zico depara-se com a dura realidade, que contrasta com as suas expectativas, onde a solidão as tensões com a restante tripulação fazem com que o sonho seja rapidamente substituído pela desilusão.

Filmado em Portugal, Juventude é uma co-produção portuguesa da Leopardo Filmes que contou com a participação dos actores portugueses António Simão e Miguel Borges. O elenco compõe-se com Kévin Azaïs, Samir Guesmi, Jean-François Stévenin e Lazare Minoungou.

Samani assumiu a importância da produtora portuguesa no produto final, que conseguiu, através dos trabalhos de edição e montagem, encontrar o equilíbrio certo para que a história não tivesse de recorrer a explicações dos acontecimentos desnecessárias por intermédio de diálogo excessivo: “O equilíbrio do filme vem da montadora, depois de uma primeira montagem trabalhámos a fim de equilibrar da forma mais eficaz os momentos de tensão e de torpor. Lembro-me de que chegámos a terra demasiado rápido, era necessário dilatar ainda o tempo passado a bordo.”

Com este título, Samani entrou na competição para o Leopardo de Ouro, no Festival de Locarno, onde teve a sua estreia mundial.

O filme será ainda exibido no Lisbon & Estoril Film Festival, integrado na secção Descobertas, e Julien Samani já se terá disponibilizado para uma conversa com o público no final da sessão.