Fotógrafa captou o lado sombrio da greve geral do Brasil

Um conjunto de 12 fotos extraordinárias da autoria de Tuane Fernandes, para a Mídia Ninja.

Manifestações nas principais cidades do país; paralisações nos transportes públicos, aeroportos, bancos, escolas e comércio. Na passada sexta-feira, 28 de Abril, uma grande parte do Brasil parou com uma greve geral, convocada por nove centrais sindicais e pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que trouxe milhares de brasileiros às ruas.

Em causa, um descontentamento generalizado com as políticas de Michel Temer, nomeadamente quanto às mudanças ao código de trabalho e ao sistema de pensões – uma “greve nacional impulsionada pela conhecida dinâmica global de corrupção e impunidade da elite”, como coloca Glenn Greenwald no The Intercept.

Para imagens e vídeos da paralisação basta percorrer a página da Mídia Ninja no Facebook. São quatro centenas de publicações com o contributo de repórteres e fotógrafos espalhos por vários focos das manifestações. Um jornalismo de cidadão com um propósito bem definido – a Mídia Ninja pretende ser uma voz activa e independente num Brasil que tenta não aceitar o controlo político e económico da sua comunicação social.

No total foram cerca de 1,1 milhão de menções online à #GreveGeral – um número recorde, superior aos registados em 2015 e 2016 na altura nas manifestações pró-impeachment, conforme revela o relatório da Directoria de Análise de Políticas Públicas.

Tuane Fernandes é colaboradora da Mídia Ninja e produziu um conjunto de fotografias impressionante num confronto de militantes com a polícia militar no cruzamento de duas avenidas famosas no centro de São Paulo – Avenida Ipiranga e Avenida São João. “Movimentos de moradia fizeram barricadas nas avenidas para evitar a passagem dos carros e polícia militar repreendeu com muitas bombas e tiros de bala de borracha, muita truculência e violência”, conta-nos por e-mail.

“O dia ontem começou assim, as 6h30 da manhã repleto de repressão. Mas quer saber? As barricadas foram lindas e a força do povo na rua foi gigante. Pra cima deles GREVE GERAL!“, escreveu no seu Instagram, onde também partilhou as imagens.

Fotos de Tuane Fernandes/Mídia Ninja