Europa Sobre Rodas: o melhor país para viajar de autocaravana #4

Nos últimos dias temos estado na Noruega, um país com uma beleza natural única e complicada de descrever.

melhor país para viajar de autocaravana
 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

A Noruega é um país muito extenso, e com regiões com gelo e neve quase todo o ano, pelo que era impensável para nós irmos para Norte, pois iríamos fazer muitos quilómetros e apanhar temperaturas bastante negativas, por isso decidimos ficar mais pela zona Sul do país. A zona sul tem um dos sítios que mais queríamos ver nesta viagem, os fiordes. Os fiordes são zonas em que o mar entra pela terra, em vales em forma de U, que se estendem por muitas dezenas de quilómetros.

O terreno aqui na Noruega é o mais acidentado que já vimos, com montes e lagos por todo o lado e com sítios onde a estrada por vezes termina e temos de apanhar um ferrie para continuar viagem. Os ferries no entanto são baratos, os que apanhámos custaram cerca de 10 euros, os dois com a caravana. Sentimo-nos pequenos perante a dimensão dos montes e da paisagem que nos rodeiam,  onde a natureza está sempre presente em praticamente todo o lado.

 

Fomos a uma zona nos fiordes, chamada Priekestolen, que é uma penhasco com 25×25 m de largura, a 600 metros de altitude, diretamente para o fiorde de Lysefjorden. O percurso é cerca de 8km de caminhada, por entre árvores, pedras, lagos, zonas com neve e um caminho rochoso. Há um parque de estacionamento na montanha já perto do início do percurso, mas paga-se 20euros, então optámos por estacionar a 7 km desse parque e fazer também essa subida em caminhada.

Decidimos ir ver o nascer do Sol a Preikestolen, saímos à 1h da manhã da caravana e embora tenhamos andado muitos quilómetros, foi sem duvida uma das melhores experiências que tivemos até hoje, a vista era indiscritível, com o sol a nascer mesmo no meio do fiorde. Para nós, que saímos de Portugal há 5 meses, e depois de tudo o que já passámos, estar ali naquele momento, a assistir aquele espetáculo da vida, foi sem duvida um sentimento muito forte!

 

A Noruega até agora é o melhor país para viajar de auto-caravana em que estivemos, em todo o lado se vê auto-caravanas a passar, há muitos sítios para enchermos o depósito de água e parques onde podemos parar e dormir, quase todos em zonas muito bonitas. Também têm uma lei, chamada ‘’Everyman’s Right’’, que no fundo diz que se pode andar e acampar em qualquer parte da Noruega, desde que não se estrague vedações, nem terrenos cultivados, o que mostra bem a relação que eles tem com a Natureza. Aqui o álcool também não se vende nos supermercados (só cerveja), vende-se em lojas do Estado nas cidades principais.

Vamos ficar por aqui mais uma semana, antes de voltarmos para a Suécia onde vamos apanhar o ferry para Turku, na Finlândia.

O Shifter precisa de cerca de 1600 euros em contribuições mensais recorrentes para assegurar o salário aos seus 2 editores. O teu apoio é fundamental!