A Nossa Constituição: novo site explica leis aos mais jovens

O site está dividido em "Temas", "Perguntas e Respostas" e "Vídeos" para abordar a Constituição de várias formas.

 

O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) lançou um novo site dedicado a explicar a Constituição da República Portuguesa aos mais jovens, na semana em que se comemoram os 41 anos da Constituição da República Portuguesa. O projecto A Nossa Constituição foi apresentado na segunda-feira, numa escola em Mem Martins.

A plataforma aborda a Constituição de várias formas para cativar as gerações mais jovens. “Temas”, “Perguntas e Respostas”, “Vídeos” são as áreas informativas do site. Seja em forma explicativa, de resposta ou audiovisual, são várias as maneiras que o CNJ compilou para explicar “o texto fundamental do nosso regime democrático.”

Além de celebrar o aniversário do “documento capital que assegura todos vivermos num Estado democrático e livre”, o CNJ produziu o site com o “intuito de ajudar escolas e professores, a abordar este género de conteúdos e a estimular a proximidade com matérias que envolvem a Constituição da República Portuguesa.”

“A Nossa Constituição” tem “formas muito divertidas de olhar para um texto que à partida parece aborrecido, mas não é nada,” garantiu o secretário de Estado de Educação, João Costa, no dia da apresentação.Formar cidadãos é também educá-los para os seus deveres e direitos como cidadãos e com conhecimento de fundo, explicou o secretário.

O projecto contou ainda com a participação da Direção Geral da Educação, a Fórum Estudante e a Agência Lusa.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.