Google vai revelar um “novo Google Earth” na próxima semana

As expectativas são altas.

Em Junho de 2001, a Google deslumbrou-nos com uma ferramenta que nos permitia dar a volta ao mundo sem sair de casa. Com estonteantes imagens de satélite e imersivas vistas 3D, o Google Earth foi o primeiro grande software de mapas e localização, contudo nos últimos anos perdeu preponderância para o simplificado Google Maps.

A Google tem investido bastante no Maps, que agora tem integradas muitas funcionalidades úteis como partilha de localização em tempo real, informações de trânsito, horários dos transportes públicos e integração com serviços como a Uber. Mais que um serviço de mapas para determinar a rota mais rápida, o Google Maps é agora uma aplicação utilitária que muitos não dispensam. Algumas das atracções do Earth foram incluídas no Maps, nomeadamente as vistas de satélite, os modelos 3D, o Street View e a possibilidade de criar mapas personalizados. As aplicações móveis do Google Earth não têm recebido actualizações, nem tão pouco as versões para computadores macOS e Windows.

Mas notícias recentes mostra que a Google não se esqueceu do Google Earth. Na próxima semana, irá revelar um “novo Google Earth”. O anúncio acontecerá num evento de imprensa em Nova Iorque a 18 de Abril, quatro dias antes do Dia da Terra que se celebra a 22.

A tecnológica de Mountain View não revelou detalhes deste “novo Google Earth” mas especula-se que, além de um redesign do software, parte da remodelação tenha a ver com realidade virtual. Recorde-se que, no final de 2016, a Google lançou uma versão do Earth para os óculos HTC Vive. Simultaneamente, a Google pode aproveitar este evento para clarificar o posicionamento do Maps e do Earth – o primeiro como utilitário e o segundo como educativo.