Uma tipografia pela igualdade

A icónica bandeira LGBT foi transformada numa fonte de letra.

Com o centrar do mundo de todas acções em ecrãs, condicionamos e modificamos a nossa forma de relação com a cultura e até com a causa social. Um bom exemplo disso são os projectos como esta tipografia que hoje apresentamos, onde o desenho de uma fonte ganha contornos artísticos e intencionalidade política.

Gillbert é o nome da fonte criada a partir da bandeira arco-íris e que pretende munir o movimento LGBTQ de mais uma forma de expressão e reivindicação. Baptizada em homenagem ao criador do icónico símbolo LGBT, Gillbert Baker, que morreu no princípio de Abril, é um trabalho com assinatura da agência publicitária Ogilvy e da Fountset em parceria com o festival de cinema NewFest e a organização NYC Pride.

Podes ler mais sobre a tipografia Gillbert no site typewithpride.com, onde também podes descarregá-la gratuitamente.

Alfabetos como este deixam de ser conjuntos de letras neutras com que se constroem significados e ascendem, por si só, ao estatuto de movimento de base para a globalização de uma mensagem – aliando à sua vertente funcional uma componente estética bastante vincada à partida.

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.