Boletim Tecnológico – 29 de Maio

As últimas novidades do mundo tecnológico.

Bem-vindo ao Boletim Tecnológico, um resumo das pequenas inovações tecnológicas que vão moldando o nosso quotidiano. Todas as semanas, às segundas de manhã, no Shifter.

Novos perfis do Reddit

O Reddit redesenhou os perfis dos utilizadores e estes podem agora activar o novo design. Para tal, basta entrar no site e clicar na mensagem que deve aparecer no topo. O novo perfil permite introduzir uma foto de perfil e uma de capa, bem como fazer publicações directamente no perfil e não nos subreddits. O Washington Post já está a tomar a dianteira e tirar partido desta novidade.

Ler mais: The Verge

Partilha directa de GIFs no Facebook

O Facebook suporta GIFs desde 2015 mas só através de serviços externos como o Giphy. Fazendo o upload directo de um GIF para a rede social, o mesmo era convertido numa imagem estática. Contudo, o Facebook está agora a permitir o upload nativo deste formato. A partir do Android, já é possível partilhar GIFs em perfis e páginas. Os ficheiros são convertidos em vídeo por ser um formato mais leve mas em tudo equivalente aos GIF’s, mesmo no News Feed.

Histórias privadas no Snapchat

Se vais de férias ou sair à noite e queres partilhar esses momentos só com os teus amigos mais próximos, podes agora criar Stories privadas no Snapchat. Atribuis um nome à Story, adicionas quem quiseres determinando assim quem pode ver as fotografias e vídeos publicados nessa história.

Ler mais: Snap Blog

Arquivo de posts no Instagram

O Instagram está a testar uma nova funcionalidade no Android: arquivo de posts. Sabes aquelas publicações que já não queres no teu perfil mas não queres apagar? O arquivo pode ser a solução. Simplesmente vais à foto ou ao vídeo em questão, clicas nos três pontinhos e escolhes a opção de arquivar a publicação. O post vai deixar de aparecer publicamente no teu feed mas não será eliminado pelo que podes recuperá-lo a qualquer momento.

Não sabemos se o arquivo de posts será lançado para todos os utilizadores, nem quando. Entretanto, o Instagram anunciou duas novidades importantes: as Local Stories para veres fotos e vídeos partilhados na tua cidade (por exemplo, existe uma Local Story de Lisboa); e a possibilidade de envio de links no Direct, que reforça o serviço de mensagens privadas da aplicação.

Chats privados no Facebook Live

Quando assistes a um directo no Facebook, levas com um feed de comentários dos utilizadores que também estão sintonizados. Pode ser fixe acompanhar o que os outros estão a dizer mas se calhar preferes estar a comentar a transmissão em privado com os teus amigos. O Facebook está a testar isso mesmo: com o “Live Chat with Friends”, podes discutir, por exemplo, um jogo de futebol apenas com as pessoas que queres e não com toda a audiência da transmissão.

A funcionalidade está a ser testada nas aplicações móveis junto de alguns utilizadores e deverá ser lançada para mais pessoas durante o Verão.

Ler mais: Engadget

[COR HEX REDDIT: #FF4E00]