Boletim Tecnológico – 8 de Maio

As últimas novidades do mundo tecnológico.

Bem-vindo ao Boletim Tecnológico, um resumo das pequenas inovações tecnológicas que vão moldando o nosso quotidiano. Todas as semanas, às segundas de manhã, no Shifter.

Vem aí mais um Surface?

Na semana passada, num evento dedicado à educação, a Microsoft apresentou o Surface Laptop. Mas a tecnológica parece ter mais um computador Surface na manga. Panos Panay, que lidera a divisão de hardware da Microsoft, anunciou através do Twitter um novo evento no dia 23 de Maio em Xangai, na China, utilizando a hashtag #Surface. Rumores apontam para o Surface Pro 5.

Ler mais: The Next Web

As “Stories” do WhatsApp são maiores que o próprio Snapchat

Quando, no mês passado, o Instagram anunciou 200 milhões de utilizadores diários no Stories, a surpresa não foi muita: basta abrir a aplicação e ver muitos dos nossos amigos a usar a funcionalidade. O mesmo não acontece com o WhatsApp – pessoalmente não tenho ninguém na minha lista de contactos a usar o WhatsApp Status e sei que com os meus amigos acontece o mesmo. Contudo, o Facebook diz que o WhatsApp Status tem 175 milhões de utilizadores diários – um número que coloca o clone acima do próprio Snapchat, aplicação que, no final de 2016, tinha 158 milhões de utilizadores diários.

Ler mais: TechCrunch

Gmail afectado por forte ataque de phishing

Na última semana, vários utilizadores do Gmail receberam uma mensagem aparentemente legítima que convidava à abertura de um documento no Google Docs. Contudo, esse e-mail era phishing e, quem abrisse o link, estaria na realidade a conceder aos atacantes dados como o seu email e a sua lista de contactos. A Google respondeu rápido a este ataque, resolvendo o problema e garantindo que situações semelhantes não se repitam no futuro.

Ler mais: The Verge

Facebook estende Reactions aos comentários

As Reactions já estavam disponíveis nas publicações e nos directos, agora podem ser utilizados também nos comentários. O Facebook estendeu a funcionalidade globalmente, tornando possível, além do Like, fazer Adoro, Hahah, Wow, Tristeza e Zangado em comentários. A novidade chega na mesma altura em que o Facebook anuncia 1,96 mil milhões de utilizadores activos mensalmente – o marco dos 2 mil milhões está próximo. Neste momento 25% da população mundial utiliza o Facebook.

Ler mais: The Next Web

Spotify Codes

O Spotify tem uma câmara integrada na sua aplicação que, ao contrário da do Facebook, não serve para partilhar Stories. A câmara do Spotify tem um único propósito: ler Spotify Codes. Agora todas as músicas, álbuns, playlists e artistas no serviço de streaming têm um código QR, que pode ser partilhado por mensagem ou lido pela aplicação de um amigo. Os Spotify Codes podem ser úteis em campanhas de marketing.

Ler mais: The Next Web

[COR HEX WHATSAPP: #25D366]