Serralves em Lisboa, até 6 de Agosto

Exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira.

 

Vinte artistas representados na Colecção de Serralves escolheram obras de outros artistas deste conjunto para uma exposição na Cordoaria Nacional, em Lisboa. O Olhar do Artista: Obras da Coleção de Serralves reúne, até 7 de Agosto, uma grande variedade de suportes, incluindo pintura, escultura, desenho, instalação e vídeo. Uma parceria entre a Fundação de Serralves, no Porto, e a Câmara Municipal de Lisboa para aproveitares na capital.

O Olhar do Artista: Obras da Coleção de Serralves foi montado através de uma espécie de jogo – primeiro foram seleccionados 20 artistas e respectivas obras no universo da Colecção de Serralves e depois foram pedidos a cada um dos artistas convidados que escolhesse outro artista e uma obra, também da Colecção.

A mostra reúne, assim, 48 obras de arte contemporânea. Helena Almeida escolheu Paula Rego, que, por sua vez, nomeou Eduardo Batarda; Lourdes Castro apostou em Ângelo de Sousa; e Ana Jotta, seleccionada pela francesa Yto Barrada, apontou Manuel Alvess.

 

A exposição reúne no conjunto final nomes nacionais e internacionais de relevo, como Juan Muñoz, Miroslaw Balka, Tacita Dean, Claes Oldenburg, Monika Sosnowska, Gordon Matta-Clark, Hans Haacke, Dan Graham ou Danh Vo. Pode ser visitada de terça a sexta-feira, entre as 10 e as 13 horas e entre as 14 e as 18 horas, no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, Lisboa; sábados e domingos só no horário da tarde (entre as 14 e as 18 horas).

Fotos de Tiago Fraga/Fundação Serralves

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.