Porque é que a “Gratidão” desapareceu do Facebook?

Botão apareceu por ocasião do Dia da Mãe.

 

O botão Gosto, introduzido em 2009 pelo Facebook, recebeu no ano passado novos companheiros: o Adoro, o Riso, o Surpresa, a Tristeza e a Ira. Com estes seis botões, podemos reagir a publicações e comentários no Facebook, exprimindo emoções e sentimentos que, com um simples Gosto, provavelmente não conseguimos.

Passado este tempo todo, já todos estamos familiarizado com as Reactions e esperamos encontrar os mesmos seis botões enquanto fazemos scroll no Facebook. Contudo, durante este fim-de-semana, as seis Reactions passaram a sete: o Gratidão (Thankful na versão inglesa da rede social) juntou-se à família por alguns dias, por ocasião do Dia da Mãe.

O Gratidão já tinha surgido em 2016, mas só em alguns países, nomeadamente nos Estados Unidos. Este ano fez a estreia em terras lusas, para surpresa dos utilizadores – sem avisar apareceu e também sem notificação desapareceu. O botão, que tem como símbolo uma flor, é comemorativo do Dia da Mãe, que se assinalou no último domingo em Portugal.

Alguns utilizadores não terão percebido o propósito da nova Reaction e estranharam o seu desaparecimento. Pelo Facebook e também pelo Twitter, é possível encontrar várias piadas quanto ao misterioso botão. “A gratidão dura ainda menos no Facebook do que na política”, escreveu Francisco da Silva. “Gratidão, Facebook. Gratidão!”, enalteceu Edgar Valente. “Tiraram o gratidão, és um ingrato Mark Zuckerberg”, comentou Fábio Lopes.

Porque não fazer do Gratidão uma opção permanente no Facebook?

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.