As 8 coisas mais importantes que a Microsoft anunciou

A conferência para programadores Build 2017 trouxe várias novidades para todos nós. Fazemos-te um resumo.

Microsoft Build 2017

A Microsoft realizou, no final da semana passada, a sua conferência para programadores, a Build 2017. As novidades anunciadas não foram poucas e estão quase todas relacionadas com software. O hardware, esse, ficou e fica reservado para eventos isolados.

Esta edição da Build, que como habitualmente, decorreu durante dois dias, permitiu à Microsoft passar uma mensagem importante. Sem nunca referir o futuro do Windows 10 Mobile, a versão do seu sistema operativo para smartphones, a tecnológica mostrou ter consciência de que já perdeu a luta dos ecossistemas móveis, estando agora empenhada em garantir a compatibilidade dos computadores e tablets Windows 10 com o Android e o iOS.

Neste artigo, falaremos dessa integração do Windows 10 com os outros ecossistemas mas daremos conta também das outras novidades do Windows. Estas são as 8 coisas mais importantes que a Microsoft anunciou.

1 – Fluent Design: o novo aspecto do Windows

Quando revelou o Windows 10 em 2015, a Microsoft disse que este seria o seu último sistema operativo, prometendo actualizá-lo regularmente com novas funcionalidades. Têm-no feito: de 6 em 6 meses, sensivelmente, há uma nova versão do Windows 10 para instalar e a próxima chega já no Outono. O “Fall Creators Update”, como se chama, virá com uma actualização de design.

O Fluent Design foi o nome com que a Microsoft baptizou a linguagem visual que vai aplicar ao seu sistema operativo e às suas apps, não só no tradicional computador mas também nas interfaces de realidade virtual/aumentada (que a Microsoft apelida de “realidade mista”). O Fluent assenta em quatro bases: Luz, Profundidade, Movimento e Escala.

De uma forma geral, o Fluent tornará o Windows mais claro e com animações suaves e é, segundo a tecnológica, uma evolução do Metro a pensar na “realidade mista” dos HoloLens, por exemplo. Os programadores poderão integrar o Fluent nas suas aplicações.

2 – Story Remix: um melhor Movie Maker

O Windows Story Remix é uma nova aplicação já disponível na Windows Store e com versões para Android e iOS. O Story Remix permite criar colagens de fotos e vídeos, adicionando música, anotações, transições e efeitos especiais, para partilhar com os amigos ou os colegas. A pensar na “realidade mista”, a aplicação suporta imagens 3D (feitas, por exemplo, com o Paint 3D).

3 – Microsoft Cloud Clipboard

Copiar texto no telemóvel e colá-lo no computador será tarefa facilitada com o Microsoft Cloud Clipboard. Esta funcionalidade garante um clipboard universal entre PCs com Windows 10 e dispositivos Android e iOS. Por exemplo, poderás copiar uma morada no computador e colá-la no Google Maps no teu telemóvel. Para que a “magia” aconteça terás de ter o SwiftKey, teclado da Microsoft disponível em Android e iOS.

O Cloud Clipboard também te permite copiar e colar entre diferentes equipamentos Windows 10 e aceder a coisas que copiaste anteriormente. A funcionalidade estará disponível com o “Fall Creators Update” ao Windows 10.

4 – OneDrive ajuda a libertar espaço no teu PC

O OneDrive é o serviço de armazenamento em cloud da Microsoft, disponível gratuitamente com 5 GB de espaço. Com o OneDrive e o Windows 10, os utilizadores vão poder ver os ficheiros e as pastas que têm guardados na nuvem directamente no ambiente de trabalho e descarregá-los quando precisarem deles. Dessa forma, poupam espaço de disco nos seus computadores.

A funcionalidade chama-se Files On-Demand e estará disponível não só no Explorer mas em qualquer app que permita abrir ficheiros. Utilizadores com conta empresarial no OneDrive podem ter os ficheiros automaticamente sincronizados entre todos os equipamentos que têm acesso aos mesmos, garantindo que os colegas têm sempre a última versão. O Files On-Demand vai estar disponível com o “Fall Creators Update”.

5 – Timeline

O Timeline acompanha a tua actividade no computador – os documentos que tens activos, os e-mails que estás a escrever, as páginas web que tens abertas, etc – para que possas retomar essas tarefas imediatamente noutro dispositivo (seja ele Windows, Android ou iOS) ou mais tarde no mesmo PC.

No Windows, poderás aceder à Timeline através do botão de tarefas na barra inferior, que, além das aplicações que tens abertas no dado momento, vai mostrar-te aquelas que usaste no passado numa elegante interface organizada por dias.

A integração do Timeline com equipamentos Android e iOS é conseguida através da Cortana, que, por exemplo, permitirá que continues a escrever no iPhone o e-mail que começaste no PC. No Windows e no Android, a Cortana vai inclusive instalar-te a aplicação necessária caso não a tenhas.

6 – Skype em qualquer site

Programadores vão poder incorporar janelas de chat do Skype em qualquer website, disponibilizando aos visitantes uma nova forma de interacção entre pessoas e negócios. Esses chats poderão tanto ser bots como contas reais de Skype.

Para mais detalhes, consulta esta página.

7 – Cortana aberta a todos os programadores

A Cortana, a voz inteligente da Microsoft, está agora à disposição dos programadores, que podem adicionar-lhe novas capacidades auditivas e compreensivas. Significa isto que, no futuro próximo, a assistente pessoal poderá ter integrações com mais aplicações e serviços online, tornando-se mais útil aos 141 milhões de utilizadores que já tem nas plataformas em que está disponível – Windows, Android e iOS.

8 – iTunes na Windows Store

A Apple vai disponibilizar o iTunes na Windows Store, passando a aplicação e loja de música a estar acessível, principalmente aos utilizadores de Windows 10 S (esta nova versão do Windows só permite apps descarregadas através da Windows Store). A disponibilização do iTunes na loja da Microsoft é simultaneamente um passo carregado de simbolismo, pela rivalidade que ao longo dos anos se firmou entre PCs e Macs.